Após uma edição de estreia realizada no Centro Histórico de Paracatu, o Festival Literário Internacional do município, Fliparacatu, retorna em 2024 no mesmo local. No entanto, na segunda realização do evento, a programação será dividida em mais pontos do Centro, que receberão diferentes programações. Confira, abaixo, os pontos que compõem a Gira Fliparacatu:

Auditório Afonso Arinos

Localizado em frente à Escola Estadual Afonso Arinos, este auditório é um dos principais pontos do festival. Aqui, os visitantes poderão participar de palestras, debates e rodas de conversa.

Praça da Leitura

A Praça da Leitura será um espaço dedicado ao relaxamento e à imersão literária. Pontos de leitura e descanso estarão espalhados pela praça, onde ocorrerão atividades interativas voltadas para todas as idades.

Livraria do Fliparacatu

O coração do Festival Literário, a Livraria do Fliparacatu reunirá uma vasta seleção de títulos de autores de diferentes localidades e gêneros..

À Sombra da Igreja

Proporcionando sombra durante todo dia, o espaço ao lado da Igreja do Rosário será destinado para uma área de descanso para o público do Fliparaacatu. Neste local, será possível relaxar, ler um livro ou se reunir com amigos e familiares.

Praça da Economia Criativa

A Praça da Economia Criativa será um dos pontos mais dinâmicos do Fliparacatu: stands com artesanato oferecerão uma variedade de produtos manufaturados por artesãos paracatuenses, promovendo seus trabalhos e também incentivando o comércio local. Do outro, haverá um espaço um coreto, onde serão realizadas apresentações de música instrumental – chorinho e viola caipira – e outras atividades criativas, a ser divulgadas.

Foodtrucks

Próximo à Praça da Economia Criativa estarão estacionados foodtrucks para atender o público do 2.º Fliparacatu.

Casa Paracatu

Durante a noite, a Casa Paracatu será palco de debates e palestras em um auditório. Com um auditório montado no quintal do espaço, a Casa receberá autores e autoras da programação nacional e internacional.

Academia das Letras do Noroeste de Minas

A programação da Academia das Letras será voltada especialmente para homenagear Afonso Arinos, considerado o “pai” do regionalismo na literatura brasileira. O espaço receberá debates e mesas-redondas que destacam sua obra e influência na produção literária nacional.

Fundação Casa de Cultura de Paracatu

A Fundação Casa de Cultura apresentará a exposição “Objetos de Fé”, do Museu do Oratório, de Ângela Gutierrez. Indo além, o Teatro de Arena, localizado na fundação, será o cenário de atividades noturnas como slams e batalhas de rima.

Largo da Jaqueira

É nesse espaço onde serão realizados os autógrafos – tanto dos escritores da programação do 2.º Fliparacatu quanto dos autores independentes que realizarão o lançamento de suas obras no Festival.

Exposição Muros Invisíveis

A exposição “Muros Invisíveis – Professores Negros”, também compõe o Festival. Bem como um dos pontos que integra o Gira Fliparacatu, a mostra guia o tema do Prêmio de Redação do evento. A atração é realizada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, pela Plataforma Semente, o CAOMA – Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e pela Associação Cultural Sempre Um Papo, em parceria com a Prefeitura de Paracatu. 

A exposição/legado apresenta 21 retratos de professores negros da rede pública de ensino de Paracatu e tem como objetivo homenageá-los e tirá-los da invisibilidade, ao fazer um relato sobre a sua trajetória de vida. Eles foram selecionados pelos curadores Rose Bispo e Kassius Kennedy e os registros fotográficos feitos por Lucas Souza. Os painéis contém informações biográficas acessíveis (com libras) e audiodescrição.

A exposição ocupa a Praça da Matriz de Santo Antônio (Rua Dr. Sérgio Ulhôa, Centro) até o dia 15 de setembro e, como toda a programação do Fliparacatu, tem acesso gratuito.

Sobre o Fliparacatu

O tema do 2º. Fliparacatu é “Amor, Literatura e Diversidade”, e acontece entre os dias 28 de agosto e 1º. de setembro. Todas as atividades são gratuitas. A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.

Serviço:

2º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1º. de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002