O Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu) conta com a realização da Maratona de Leitura – Seja Breve, uma atividade formativa voltada para a leitura e reflexão, em parceria com a Editora Seja Breve, de Bernardo Ajzenberg e Cadão Volpato. O desafio é simples: cada participante terá quatro horas para ler um livro escolhido na hora e, logo depois, escrever uma redação com reflexões sobre a obra. A ação será realizada no dia 28 de agosto, quinta-feira, das 18h às 22h, na Casa Kinross (Rua Rio Grande do Sul, 700 – Centro). Assim como toda a programação do Fliparacatu, esta atividade é gratuita. Foram disponibilizados ingressos pela plataforma Sympla – no entanto, estes se esgotaram em poucos dias. Desta forma, não há vagas para participar da oficina.

Dentre as 39 pessoas participantes, apenas as autoras dos dez melhores textos serão premiadas com R$300,00 cada. Todos os participantes receberão, como presente, o livro que leram durante a maratona e um certificado oficial. Os laureados serão anunciados no sábado, na programação do Prêmio de Redação do 3.º Fliparacatu. 

“O objetivo é proporcionar uma experiência intensa de concentração e expressão pessoal. A Maratona de Leitura Seja Breve é um convite à sensibilidade e à celebração da palavra escrita”, destaca Afonso Borges, presidente do Fliparacatu.

Maratona de Leitura Seja Breve

No início da maratona, cada participante receberá um livro surpresa, selecionado previamente por uma comissão curadora. A partir daí, terá até quatro horas para realizar a leitura integral da obra. Concluída a leitura, será hora de colocar a criatividade no papel: os participantes deverão escrever, à mão, uma redação autoral com no mínimo 30 e no máximo 60 linhas, utilizando uma folha padronizada fornecida pela organização. O tema é livre, desde que tenha relação direta com o conteúdo do livro lido.

As redações serão avaliadas por uma comissão formada por escritores, professores e mediadores de leitura. Os critérios de avaliação incluem: clareza e organização textual (20 pontos), compreensão da obra e argumentação (30 pontos), criatividade e estilo autoral (30 pontos) e correção gramatical (20 pontos).

Os dez textos com maior pontuação receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$300,00 cada. Todos os participantes ganharão o livro lido durante a maratona, além de um certificado oficial de participação.

Os textos produzidos poderão ser publicados no site e nas redes sociais do Fliparacatu. Ao se inscrever, o participante concorda com todas as condições previstas no regulamento. Casos não previstos serão avaliados e resolvidos pela coordenação do Festival.

Importância pedagógica

Dados da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024), conduzida pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, revelam uma queda acentuada nos índices de leitura entre adolescentes. Pela primeira vez desde o início da série histórica, a proporção de não leitores superou à de leitores no Brasil: 53% da população com mais de cinco anos de idade afirmaram não ter lido nenhum livro nos três meses anteriores à pesquisa.

Entre os adolescentes de 14 a 17 anos, observa-se uma das maiores quedas no número de leitores. A leitura por prazer diminui com a idade: enquanto 38% das crianças de 5 a 10 anos leem por prazer, esse percentual cai para 31% a 34% entre jovens de 14 a 24 anos. Além disso, a escola — ambiente fundamental para a formação de leitores — perdeu protagonismo: o percentual de pessoas que lê na sala de aula caiu de 35% em 2007 para apenas 19% em 2024.

Diante deste cenário, a “Maratona de Leitura Seja Breve” surge como uma ação concreta de incentivo à leitura associada a um desafio: os participantes, sem distinção de  idade, tem 4 horas para ler um livro e, em seguida, escrever um texto entre 30 e 60 linhas sobre o que leram. Os participantes recebem o livro lido como presente, e os dez melhores textos ganham um prêmio em dinheiro.

A iniciativa pretende estimular o hábito de leitura profunda e concentrada, incentivar a produção textual autoral e reflexiva, reforçar o papel da literatura como ferramenta de expressão e formação cidadã e promover equidade no acesso ao livro.

Sobre o Fliparacatu

O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.

Serviço:

3.º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu
Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br