
Oficina de Maculelê, ministrada por Mestre Cacau, reuniu jovens em torno da cultura popular brasileira (Foto: @alnereis)
Por Laura Rossetti
Embora a Abertura Oficial do 3.º Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu) esteja marcada para às 18h desta quarta-feira, 27/8, o dia já começou com diversas atrações infantojuvenis. A programação da manhã teve início às 8h30, com duas oficinas para crianças: capoeira com o Mestre Cacau; e cerâmica, ministrada por Elisângela Caldas, Marli Gomes e Rejane Rosa. Além disso, o educador e artista Junior Mattos fez duas apresentações do espetáculo “Papelão: Onde Tudo Ganha Vida” para crianças, que preencheram de entusiasmo e alegria o Teatro Afonso Arinos.
Às 9h30, Mestre Cacau ministrou outra oficina – desta vez, de maculelê, para jovens. “O maculelê, como diz a história, era um guerreiro africano que lutou com dois pedaços de pau, dois bastões. Em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, o Mestre Popó ensinava o maculelê para as pessoas da sua região, e aí ele acabou se tornando uma cultura popular em todo o Brasil. Em Paracatu, a gente ensina o maculelê há mais de 20 anos”, conta Mestre Cacau.
Durante a oficina, os jovens não apenas tocaram grima (instrumento formado por dois bastões) e cantaram em roda, como também aprenderam sobre a importância da ética, do respeito às diferenças e do combate aos preconceitos como o racismo.
A programação da manhã contou ainda com a oficina “Cerrado Aplicado”, ministrada pela artista Eneida Maciel. Durante a atividade, crianças puderam criar obras de arte a partir de sementes de árvores e plantas típicas do cerrado, como sementes de girassol, jacarandá, bico de pato e aroeira, além de outros materiais, como bucha vegetal e folha desidratada.
3.º Fliparacatu
Com uma programação diversa para todos os públicos, o 3.º Fliparacatu conta com debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para as crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. O Festival homenageia os escritores Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves e tem a curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório, Sérgio Abranches e Leo Cunha.
O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
Serviço:
3.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta-feira a domingo
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367