Afonso Borges
Afonso Borges é jornalista, escritor e gestor cultural. Criou, em 1986, o projeto “Sempre um Papo”; em 2012, o “Fliaraxá”; em 2021, o “Flitabira”; em 2023, o “Fliparacatu”; e, em 2024, o “Flipetrópolis”. Tem 6 livros publicados, entre eles, o infantil “O menino, o assovio e a encruzilhada” (Editora Nós) e contos, “Olhos de carvão” (em breve, pela Autêntica). É curador do cluster “Mondolivro”, em que reúne toda a sua produção intelectual e profissional. Atualmente, integra os Conselhos da ACMinas, do Instituto Terra e a vice-presidência da “SP Leituras” – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura –, sediada em São Paulo. Há 25 anos, apresenta o programa “Mondolivro”, diário, agora na Alvorada FM. Tem 3 filhas, Isabella, Mariana e Manuela, e é casado com Iara.
Daniela Prado
Daniela possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-Minas (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal do Triangulo Mineiro das disciplinas de Língua Portuguesa: Redação e Literatura e Língua Inglesa. Participa do Grupo de Estudos em Letramentos , Linguagem e Formação- NELLF -PUC Minas. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a Pesquisa Tecnológica no IFTM do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-IFTM, Campus Paracatu. É membro da Academia de Letras do Noroeste de Minas Gerais e atualmente assume a presidência desta instituição.
Leo Cunha
Leo Cunha é escritor, tradutor e jornalista. Nascido em Bocaiúva (MG), em 1966, é Doutor em Artes pela UFMG. Desde 1993, publicou de mais de 80 livros, entre crônicas, poesia, literatura infantil, literatura juvenil e teatro infantil. Sua obra recebeu diversos prêmios literários, como Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Adolfo Aizen, Nestlé, FNLIJ, Cátedra Unesco PUC-Rio e Ibby Honor List. Teve mais de 30 livros selecionados para programas governamentais como PNBE, PNAIC, PNLD Literário, dentre outros. Traduziu de cerca de 40 livros de literatura infantil e juvenil, de autores como Gabriela Mistral, António Skarmeta, Julio Cortázar, David McKee, Charles Dickens, Jonathan Swift, Robert Stevenson, entre outros. É professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação. Atua também na curadoria de festivais literários, como no Fliaraxá, Fliparacatu e Flipetrópolis.
Sérgio Abranches
O sociólogo, cientista político e escritor Sérgio Abranches nasceu em Curvelo, em 1949. É graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutor em Ciência Política na Universidade Cornell (EUA). Atuou como professor visitante do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor de livros como “O pelo negro do medo” (Record, 2012), “Que mistério tem Clarice?” (Biblioteca Azul, 2015), “A era do imprevisto: a grande transição do século XXI” (Companhia das Letras, 2017) e “Presidencialismo de coalizão: raízes e evolução do modelo político brasileiro” (Companhia das Letras, 2018), finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ensaio/Humanidades.
Tom farias
Tom Farias é carioca, escritor, jornalista, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Dentre seus livros publicados destacam-se as afrobiografias “Cruz e Sousa: Dante negro do Brasil”, finalista do prêmio Jabuti 2009, e “Carolina: uma biografia”, finalista do Jabuti 2019 e ganhadora do prêmio Flup do mesmo ano. Membro efetivo da Academia Carioca de Letras, é crítico literário do jornal O Globo e colunista da Folha de S. Paulo. Na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, uma biblioteca comunitária foi batizada com seu nome em sua homenagem. Em São Paulo, também atua como embaixador do Instituto Adus em prol de refugiados africanos.