
Um festival literário, como todo evento público, provoca excedente nas emissões de gases na atmosfera, em especial o dióxido de carbono. O aumento de carros e ônibus no entorno; a fabricação dos itens estruturais da montagem, o movimento de caminhões; o deslocamento dos convidados, vindos de outros estados e países: tudo isso aumenta a poluição no ar. Um grande evento, em qualquer lugar do mundo, por maior valor cultural que traga à cidade – no caso, Paracatu – provoca danos à natureza, invisíveis a olho nu.
A solução mais comum é simples: compensar as emissões de carbono por meio do plantio de árvores. Por isso, em sua terceira edição, que ocorre de 27 a 31 de agosto de 2025, o Fliparacatu dá sequência à parceria firmada no ano anterior com o Instituto Terra. Além de plantar árvores, o convênio com a instituição fundada por Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado garante o investimento no cultivo de plantas nativas, fundamentais para a regeneração do meio ambiente e a proteção da biodiversidade.
A parceria também apoia um dos pontos fortes do Instituto Terra: o investimento na educação ambiental, na formação de jovens profissionais especializados. No futuro, o convênio prevê ainda a recuperação de nascentes, atividade na qual o instituto tem excelência em seus 27 anos de existência.
Saiba mais sobre o Instituto Terra
O Instituto Terra é uma organização brasileira sem fins lucrativos que se dedica à conservação e recuperação do meio ambiente. Foi fundado em 1998 pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Wanick Salgado.
A principal iniciativa do Instituto Terra é o projeto de reflorestamento da Mata Atlântica na região do Vale do Rio Doce, localizada no estado de Minas Gerais, Brasil. O projeto busca recuperar áreas degradadas e transformá-las em florestas nativas saudáveis e ecologicamente equilibradas.
Além do trabalho de reflorestamento, o Instituto Terra também desenvolve atividades de educação ambiental, pesquisa científica e conscientização pública. Ele promove cursos, oficinas e palestras sobre conservação ambiental, agroecologia e sustentabilidade.
O Instituto Terra tem como objetivo promover a preservação e a conservação da biodiversidade, garantindo a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e a preservação do patrimônio natural. Seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo um exemplo de sucesso na recuperação de ecossistemas degradados.
Conheça as formas de parceria e compensação no site https://institutoterra.org/
Sobre o Fliparacatu
O 3.º Fliparacatu acontece de 27 a 31 de agosto, em diversos locais do Centro Histórico da cidade, em especial na praça onde se localiza a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Tendo como norte o tema “Literatura, Encruzilhada e Desumanização”, o festival conta com uma programação diversa, para todos os públicos, como debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para as crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. Esta edição do Fliparacatu homenageia os escritores Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves, e tem a curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches.
O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
Serviço:
3.º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu
De 27 a 31 de agosto de 2025, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367