Colocando a literatura no corpo, o ator Odilon Esteves permeia a programação da manhã do terceiro dia de do 3.º Fliparacatu com a palestra cênico-literária Para abrir outras janelas. A performance, que será realizada entre as 10h e 12h da sexta-feira, 29 de agosto, na Casa Kinross, narra o percurso de leitura do palestrante, desde a quinta série, quando a literatura passou a fazer parte de sua vida. A cada palestra, o público vota nas obras e autores que deseja que o Odilon interprete – seja por meio de trechos, leitura dramática ou comentários. Assim, é a plateia quem define o rumo da apresentação. 

A programação Nacional/Internacional volta a ser realizada às 16h, quando Estevão Ribeiro, Ricardo Prado e Trudruá Dorrico sobem ao palco do Teatro Afonso Arinos para falar sobre as descobertas da vida. Logo em seguida, às 18h, Taiane Santi Martins, Airton Souza e Andrea del Fuego se unem em uma mesa de debate nomeada Ilhas estranhas.

É às 18h que Myriam Scotti, Lilia Guerra e Miriam Leitão conversam sobre as diferentes formas de ser mulher em um encontro chamado “Margem-mulher”. Dando continuidade à noite do dia 29 de agosto, Ana Cristina Braga Martes, Bianca Santana e Jamil Chade debatem Fronteiras interseccionadas no contexto geopolítico – e na literatura – atual às 19h. A última atividade da programação Nacional/Internacional da sexta-feira é uma proposta de descolonizar o literário em uma conversa entre Luciany Aparecida, Deivison Nkosi e Geni Núñez, às 20h.

Indo além, a primeira atividade da Programação Regional é às 9h, quando Pillar B. Meireles, Raik e Tarzan Leão conversam sobre a relação entre a memória pessoal e a construção da história na escrita. Em seguida, às 10h, Telma Borges, Helen Ulhôa Pimentel e Daniela Prado se reúnem para falar sobre Regionalismos, modernismos e invisibilidades. A última atividade deste cronograma acontece às 16h e conta com a participação de Isaias Nery Ferreira, Ana Carolina Campos de Carvalho e Alessandra Machado Pereira Dias. Na ocasião, eles abordarão o tema As variações semânticas da palavra encruzilhada na Literatura. Todas as atividades da Programação Regional do 3.º Fliparacatu serão realizadas na Academia de Letras do Noroeste de Minas.

As atividades da Programação Infantojuvenil do dia 29 de agosto têm início às 8h30. Enquanto Alessandra Roscoe e Estevão Ribeiro conversam com crianças até os 10 anos de idade no Teatro Afonso Arinos, as Estações Literárias 1 e 2 recebem o projeto Rotary Kids e a oficina “Livros em movimento: gerando leitores”, voltada para crianças entre 5 e 12 anos. A atividade será repetida na sexta-feira, às 9h30, 14h e 15h. A última atividade da manhã do terceiro dia do Fliparacatu convida as escritoras Madu Costa e Bianca Santana para um encontro com adolescentes entre 10 e 13 anos de idade, às 9h30, no Teatro Afonso Arinos. Na parte da tarde, Tino Freitas recebe Cláudio Fraga, criador do espetáculo musical O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar, às 14h, para falar sobre a relação entre literatura e música; a palestra é voltada para crianças até 10 anos de idade. Enquanto isso, no mesmo horário, o escritor Anderson Valfré ministra a oficina Transvê Poesias na Estação Literária 1. A atividade contempla até 30 participantes com mais de dez anos de idade, mediante ordem de chegada. O público young adults – isto é, adolescentes a partir de 14 anos – terá a oportunidade de conversar com Igor Pires, idealizador do projeto Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente, às 15h. 

O 3.º Fliparacatu recomeça no dia seguinte, quinta-feira, a partir das 8h30. A programação adulta tem início às 17h. Confira o cronograma completo das atividades clicando aqui.

Sobre o Fliparacatu

O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.

Serviço:

3.º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu
Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br