
A programação infantojuvenil da terceira edição do Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu começa logo na manhã de estreia do evento, dia 27 de agosto, quinta-feira. As atividades vespertinas contemplam oficinas, espetáculos e conversas com os escritores confirmados. Ao longo dos cinco dias do Festival, os pequenos terão a oportunidade de encontrar Tino Freitas, Alessandra Roscoe, Lavínia Rocha, Trudruá Dorrico, Claudia Soares, Silvana Gontijo, Rafael Nolli, Milena de Oliveira Melo, Igor Pires, Madu Costa, Bianca Santana, Claudio Fraga, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro, Roberto Parmeggiani e Miriam Leitão. A programação tem curadoria do escritor Leo Cunha, que é também uma das atrações infanto-juvenis.
O primeiro escritor a subir ao palco do Teatro Afonso Arinos é Tino Freitas, que se encontra com crianças de até 10 anos às 14h de quarta-feira, dia 27. Esse mesmo público poderá conversar com Alessandra Roscoe e Leo Cunha em seguida, às 15h. No dia seguinte (quinta-feira, dia 28), os adolescentes até 14 anos recebem a escritora Lavínia Rocha – cujo público alvo são os chamados “Young adults” – às 8h30. Ainda no palco do Teatro, Tino Freitas recebe a autora indígena Trudruá Dorrico às 9h30. A atividade é voltada para os adolescentes de 10 a 13 anos. Na parte da tarde, Alessandra Roscoe convida Silvana Gontijo para conversar com crianças de até dez anos de idade, a partir das 14h. Em seguida, às 15h, Leo Cunha e Rafael Nolli proseiam com pequenos da mesma faixa etária – ambas as atividades serão realizadas no Teatro Afonso Arinos.
A manhã da sexta-feira, 29 de agosto, começa com uma mesa de debates do escritor Igor Pires com o público Young adults, às 8h30, no Teatro Afonso Arinos. Dando continuidade à programação nesse espaço, Madu Costa convida Bianca Santana para conversar com adolescentes de 10 a 13 anos de idade a partir das 9h30. Os encontros com os autores retomam às 14h, quando Tino Freitas e Claudio Fraga, criador do espetáculo “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, recebem crianças de até 10 anos. Às 15h, é a vez de Alessandra Roscoe convidar novos escritores para subir ao palco, e os escolhidos são Eliana Alves Cruz e Estevão Ribeiro. Finalizando o dia, Miriam Leitão visita a Escola Estadual Doutor Sérgio Ulhôa às 16h para palestrar sobre “Leitura e Inclusão”, além de realizar o lançamento de seu livro infantil mais recente, “Lulli, a gata aventureira”.
No sábado, dia 30 de agosto, é realizado o ponto alto da programação do 3.º Fliparacatu: a entrega do Prêmio de Redação e Desenho do Festival. A cerimônia acontece às 9h, no Teatro Afonso Arinos. No mesmo local, às 13h, será realizada uma roda de conversa voltada para o público em geral: Madu Costa, Alessandra Roscoe, Tino Freitas e Leo Cunha conversam sobre Literatura infanto-juvenil, afeto e humanização.
É a programação infanto-juvenil que fecha a terceira edição do Festival: no domingo, a partir das 11h, o espetáculo “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” invade o Teatro Afonso Arinos com músicas e personagens de animais marinhos.
3.º Fliparacatu
Com uma programação diversa para todos os públicos, no 3.º Fliparacatu haverá debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para as crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. O Festival homenageia os escritores Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves e tem a curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches.
O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
Serviço:
3.º Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu)
De 27 a 31 de agosto, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367