Ana Maria Gonçalves e Valter Hugo Mãe participam de atividade neste dia 30, às 21h.

 

O fim de semana do 3.º Fliparacatu começa com tudo logo no sábado de manhã, às 9h, quando ocorre a cerimônia de entrega do Prêmio de Redação e Desenho do Festival. A premiação é voltada para alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, de escolas da rede pública e privada da cidade mineira. Com prêmios em dinheiro, além de troféus, as redações e desenhos foram feitos em sala de aula. As próprias escolas fizeram a seleção interna e são as responsáveis por enviar os desenhos e as redações para concorrer ao prêmio.

A cerimônia, que será realizada no Teatro Afonso Arinos, precede a roda de conversa “Encruzilhada das Infâncias e Juventudes”. Os escritores que compõem a mesa são Ricardo Ramos Filho, Silvana Gontijo e Morgana Kretzmann. Esta atividade é voltada para todos os públicos e será realizada às 11h. Quanto à programação regional, no mesmo horário, Benedita dos Reis Soares Costa, Leonor Soares Costa e Waleska Barbosa conversam sobre memórias e diálogos na encruzilhada: a escrita de mulheres negras para além do tempo. A atividade será realizada na Academia de Letras do Noroeste de Minas.

No início da tarde, às 14h, Lívia Sant’Anna Vaz, Cibele Tenório e Jamil Chade conversam sobre “consciência e memória”. Dando continuidade, é a vez de Fernanda Bastos, Paulo Scott e Roberto Parmeggiani debaterem sobre “Versos em chamas” às 15h – também no Teatro Afonso Arinos, onde as atividades da programação Nacional/Internacional acontecem. No entanto, duas atrações deste cronograma vão ocorrer na Academia de Letras do Noroeste de Minas: a palestra “Patrimônio Histórico: o ideal de Rodrigo Melo Franco de Andrade”, às 15h, e “Nacionalização da Lei Rouanet: um direito de todos”, às 16h. Na primeira atividade participam Clara Alvim, Beto Mateus e Bernardo Mello Franco, que conversam sobre a vida e o legado do Patrono do 3.º Fliparacatu. Já na segunda, Henilton Menezes, Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural no Ministério da Cultura, fala sobre a capilarização da atuação da Lei Rouanet no Brasil. 

Enquanto isso, no Teatro Afonso Arinos, Geni Núñez, Juliana Monteiro e Renato Noguera falam sobre um tema comum em seus escritos: o amor – neste caso, inventado. Logo em seguida, “Poéticas do Narrar”, com Sérgio Rodrigues, Giovana Madalosso e Luiz Maurício Azevedo, começa às 17h. Também é realizada a segunda parte da oficina de escrita “Como Uma Ideia Vira Livro – Do Inferno ao Paraíso (passando pelo Purgatório)” com o jornalista Zeca Camargo. Foram disponibilizados 50 ingressos para o público, que prontamente registrou sua entrada, esgotando os ingressos em poucos dias. A atividade acontece na Casa Kinross e tem entrada mediante ingresso retirado pela plataforma Sympla.

Na hora seguinte é quando tem início a mesa de debates “Travessia”, composta pelos escritores Sérgio Abranches, Eliana Alves Cruz e Natalia Timerman. Carla Madeira, Marcelino Freire e Zeca Camargo fazem uma “Leitura Interior” às 20h. Logo após, às 21h, “Um defeito de desumanização” é o tema da última atividade da programação Nacional/Internacional do 3.º Fliparacatu. Na ocasião, os escritores homenageados do Festival, Ana Maria Gonçalves e Valter Hugo Mãe, conversam com Afonso Borges, presidente do 3.º Fliparacatu. A BDG (Batalha da Galeria) promove uma batalha de rimas no Teatro Afonso Arinos às 22h.

Confira a programação completa clicando aqui.

 

3.º Fliparacatu

Com uma programação diversa, para todos os públicos, no 3.º Fliparacatu haverá debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para as crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. O Festival homenageia os escritores Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves e tem a curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches.

O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.

Serviço:

3.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 27 a 31 de agosto, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367