A dificuldade de concentração e escrita de narrativas curtas estão entre assuntos abordados pelo jornalista e escritor

Por Laura Rossetti

Foto da capa por @alnereis

O jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo ministrou nesta sexta-feira, 29/8, a primeira sessão de sua oficina “Como uma ideia vira livro – Do inferno ao paraíso (passando pelo purgatório)”. A atividade contou com cerca de 50 participantes de diversas faixas etárias jovens, adultos e idosos.

Zeca começou a oficina contando sobre sua trajetória no jornalismo e na literatura. Ele é autor da biografia de Elza Soares e de mais sete livros de ficção e não ficção. Entre seus livros de reportagem, ele falou sobre “De A-Ha a U2”. A obra conta sobre os bastidores de mais de 50 entrevistas que o jornalista fez com músicos de destaque nacional e internacional, como Cazuza, Madonna, Bono, Britney Spears e Jon Bon Jovi.

Ingressando no universo da literatura, o autor contou sobre sua dificuldade de ter a concentração e o foco que a escrita exige. Em uma referência ao tema da oficina, Zeca afirmou: “O inferno é ter muitas ideias. Parafraseando Caetano Veloso, ‘o mundo não é chato. (…) Escrever é trabalho e dá trabalho”.

Para ele, uma boa saída para escapar das distrações e da confusão que é ter muitas ideias de histórias para contar é a escrita de narrativas curtas, por exemplo, contos e crônicas. O mais recente livro de Zeca, “Quase normal”, é um compilado de contos muitos deles, sobre a pandemia do coronavírus. Com leveza e humor, o autor retrata em textos curtos e ficcionais a realidade caótica da contemporaneidade.

A segunda e última sessão da oficina de Zeca Camargo acontece amanhã, sábado, penúltimo dia do Festival, das 17h às 19h. O 3.º Fliparacatu segue até domingo, 31/8, apresentando ainda em sua programação a entrega do Prêmio de Redação, mesa de bate-papo com os Autores Homenageados Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves, sessões de autógrafos, entre outros.

Serviço:

3.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu 

Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo

Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita

Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br