
Integrando a programação do Festival Literário Internacional de Paracatu, a jornalista e escritora Silvana Gontijo vai falar sobre o tema “A literacia dos sistemas vivos – Fala, natureza!” ao lado de Sérgio Abranches. Conhecida por seu trabalho em literatura infantil, Silvana buscará envolver o conceito de “literacia”, tipo de letramento que vai além do tradicional aprendizado de ler e escrever, em sua fala no Fliparacatu. A palestra será realizada no dia 24/8, quinta-feira, às 11h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Desde a leitura das estrelas até a interpretação da linguagem “corporal” das plantas e as narrativas dos animais, os trabalhos da autora propõem como expressar e interagir com os elementos naturais, de modo que tenham seus devidos reconhecimentos enquanto sujeitos de direitos. Diante disso, a proposta de Silvana em sua palestra com Sérgio Abranches será conduzir o público presente – seja ele infantil, seja adulto – por um caminho de compreensão e conexão com a natureza, destacando as competências e habilidades necessárias para ler as diversas linguagens presentes no mundo natural.
A presença de Silvana no Fliparacatu vai também marcar o lançamento da sua coleção literária “Turma do Planeta” (Editora Autêntica). Nele, a autora promove o projeto “Esse rio é meu”, cuja proposta é incentivar crianças e jovens estudantes a recuperar e cuidar dos rios que ficam próximos às suas respectivas escolas. Assim como a comunidade infanto-juvenil, a quem a coleção de livros é destinada, a “Turma do Planeta” também diverte e instrui os professores que promovem o projeto de proteção dos recursos fluviais.
Embora o projeto abranja, atual e efetivamente, apenas as cidades de Itabira, em Minas Gerais, e a capital do Rio de Janeiro, o conjunto de livros serve como inspiração para demais escolas e grupos educativos. Ao todo, a coleção conta com seis volumes, sendo eles, respectivamente, “Como tudo começou – A primeira aventura da Turma do Planeta”, “O enigma do Trocano – Uma viagem no tempo”, “Sonhando acordado – Aprendendo com os mais velhos”, “Agitando a galera – Juntos somos mais fortes”, “Nas águas do tempo – Viajando na nossa história” e “Um rio que canta e encanta – Fala, rio!”. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site www.esserioemeu.org.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, Paróquia de Santo Antônio e Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, em diversos locais do Centro Histórico da cidade.
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367 / Letícia Finamore – 31 982522002