
O jornalismo é, sobretudo, um ato discursivo, uma vez que envolve o processo cognitivo da escrita. Parte de sua natureza perpassa o distanciamento do jornalista ao desenvolver seu ofício a fim de tentar atingir o ideal da imparcialidade, mostrando, mesmo que pelo ponto de vista de quem escreve, que aquele texto faz parte de um contexto amplo, retirando o título de narrador à voz que comanda a peça jornalística.
A narrativa baseada no “eu” pode ser intrinsecamente associada a um caráter protagonista e, por isso, ser descartada quando pensada no âmbito do jornalismo. No entanto, também pode ser relacionada a um caráter literário sem perder sua natureza jornalística, uma vez que mantém seu compromisso com a verdade. De modo simples, o jornalismo na primeira pessoa é estratégia que entrega ao leitor um texto pouco pragmático e que permite o contato próximo a quem narra a história – neste caso, o(a) jornalista.
Entrando a fundo nessa temática e abordando as narrativas jornalísticas por diferentes ângulos, os escritores Matheus Leitão e Tom Farias promovem a palestra “Jornalismo na primeira pessoa como forma literária” no Fliparacatu. O evento será realizado no dia 27/8, domingo, às 11h30, no Centro Pastoral São Benedito.
Retire seus ingressos no Sympla e confira essa palestra no Fliparacatu!
Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário e professor, com especialização em literatura do fim do século XIX. Além de “Carolina, uma biografia”, é autor de outros livros sobre personalidades negras brasileiras, como José do Patrocínio, importante figura do movimento abolicionista (“José do Patrocínio, a pena da abolição”, de 2019) e o poeta Cruz e Sousa, considerado um dos fundadores do simbolismo (“Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, de 2008). Também é autor de romances, ensaios, artigos e roteiros. Seu trabalho mais recente é o romance “Toda fúria”, lançado em 2023.
Matheus Leitão Netto é escritor e jornalista, com especialização em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, onde foi visiting scholar entre 2012 e 2013. Em 23 anos de carreira como jornalista, Matheus Leitão trabalhou em diversos veículos de imprensa, como revista Época, Portal IG, Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, Rádio Globo e Portal G1. Atualmente, é colunista da revista Veja. Venceu os mais importantes distinções de jornalismo da América Latina como os prêmios Esso, Embratel, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do best-seller Em Nome dos Pais e do documentário com o mesmo nome exibido na HBO, assim como do TEDx “O poder do diálogo e do perdão”.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002