Fotos: Diego Bresani/ Daniel Bianchini

A literatura, por oferecer diferentes pontos de vidas do mundo no qual estamos inseridos, é uma forma de analisar a vida. A partir de sua prática, a interpretação, a desmistificação e o esclarecimento se aproximam cada vez mais do leitor, além de contribuirem para aperfeiçoar o vocabulário, melhorar a própria escrita e, é claro, promover prazer. Diante de tantos benefícios, é inegável dizer que a literatura, bem como a escrita, são formas de libertação. Diante dessas observações, a ministra Cármen Lúcia e a jornalista Míriam Leitão se unem para falar sobre o tema “Literatura: a libertação”, no dia 24/8, quinta-feira, às 20h, no Centro Pastoral São Benedito.

Retire seus ingressos no Sympla e confira essa palestra no Fliparacatu!

Cármen Lúcia Antunes Rocha é natural de Montes Claros-MG. Obteve o título de Mestre em Direito pela UFMG em 1982. Sua trajetória profissional é marcada pela ética e pelo comprometimento com o interesse público. No magistério na PUC Minas, onde lecionou Direito Constitucional, sempre se destacou pela defesa do regime democrático e da concretização dos direitos humanos. No exercício da advocacia do Estado de Minas Gerais, exerceu o cargo de Advogada Geral do Estado, em que participou da defesa dos interesses da população de Minas Gerais no caso da reassunção do controle acionário da Cemig pelo Estado. No exercício do cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal, tem pautado sua atuação pela serenidade e pela independência que devem nortear todos que exercem a magistratura. Além de todas as virtudes apontadas, a Ministra Cármen Lúcia dá exemplar contribuição para construção da igualdade de gênero no País.

Míriam Leitão é jornalista e escritora, há 50 anos, com passagens por vários órgãos de imprensa do País. Desde 1991 está nas Organizações Globo como colunista do Globo, comentarista da TV Globo, da CBN, da Globonews, onde tem também um programa de entrevistas. Tem 14 livros publicados, entre eles sete infantis da Editora Rocco. Ganhou o Jabuti de Livro do ano em 2012, com o “Saga brasileira” sobre a luta contra a inflação. Está lançando agora seu 15.° livro : “Amazônia na encruzilhada”, pela Editora Intrínseca.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontece entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Serviço:

Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002