
O jornalista e escritor especializado em coberturas internacionais Jamil Chade é um dos autores convidados para a primeira edição do Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu. O evento acontecerá de 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo, em diferentes espaços no Centro Histórico da cidade mineira. Jamil participa da programação do Festival em três mesas de bate-papo. Confira, a seguir, a data, o horário e os temas que elas abordam.
Dia 24/8 – Quinta-feira:
10h – José-Manuel Diogo e Jamil Chade conversam sobre “Cidadania da língua x lusofonia” – Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário
José-Manuel Diogo, jornalista e escritor, é diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, além de fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos. Ele é um dos fundadores e curadores, ao lado de Jamil Chade, da Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra, que será inaugurada no dia 12 de outubro deste ano. É a partir dessas experiências que os dois elaboraram a mesa “Cidadania da língua x lusofonia”. “Nesta mesa de bate-papo, vamos apresentar um projeto inovador sobre a criação de um novo espaço de diálogo para os países de língua portuguesa”, afirma Jamil.
Dia 25/8 – Sexta-feira:
11h30 – Jamil Chade e Juliana Monteiro conversam sobre “Ao Brasil, com amor: cartas como gênero literário, diálogo e intimidade” – Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário
Nesta mesa, os autores do livro “Ao Brasil, com amor” – publicado pela Editora Autêntica em 2022 – vão recuperar trocas de correspondências famosas, que ocorreram ao longo da história, para mostrar o valor literário e político delas. “As cartas que vamos mostrar são raras janelas para entender a alma de escritores ou políticos que definiram o destino do mundo. No meio delas, estão as históricas cartas trocadas entre Einstein e Freud e as enviadas por Gandhi para Hitler”, conta Jamil.
Dia 27/8 – Domingo:
14h – Jamil Chade e Míriam Leitão conversam sobre “A liberdade de expressão na encruzilhada da democracia” – Local: Centro Pastoral São Benedito
Esta mesa vai apresentar bastidores exclusivos de como foram desenhados os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa, em 2023, seu 75.º aniversário e serve de bússola para a humanidade. “Vivemos um momento definidor de uma geração. Como iremos tratar a liberdade de expressão e seus limites marcará o destino das democracias e o futuro da imprensa”, comenta o jornalista. Durante a mesa, serão distribuídas cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos, doadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o evento.
Saiba mais sobre o Jamil Chade
Nascido em São Paulo, Jamil Chade mora em Genebra, na Suíça, e atua como correspondente na Europa há mais de duas décadas. Ao longo de sua carreira, já passou por mais de 70 países, cobrindo assuntos como crises de refugiados, eleições, cúpulas de chefes de estado e grandes eventos esportivos. Ele já contribuiu com diversos veículos internacionais, como BBC, CNN, El País, The Guardian, France24, La Sexta, entre outros.
Chade é autor de livros como “Política, propina e futebol: como o ‘padrão Fifa’ ameaça o esporte mais popular do planeta” (2015); “O caminho de Abraão: fé, amor e guerra em travessias separadas pelo tempo” (2018); e “Luto: reflexões sobre a reinvenção do futuro” (2022). Além disso, Jamil Chade se destaca por sua atuação em defesa da democracia e dos direitos humanos. Ele é embaixador do Instituto Adus, conselheiro do Instituto Vladimir Herzog e membro da comissão de Liberdade de Expressão da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) de São Paulo.
Sobre o Fliparacatu
O Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – acontecerá pela primeira vez em 2023, de 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo. O evento inclui mesas de debate com escritores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, apresentações de dança e música, programação para as crianças, exposição de arte, Prêmio de Redação, área gastronômica e uma enorme livraria. A participação em todas as atividades é gratuita. O Festival acontece em formato figital, ou seja, de forma presencial – em diferentes espaços no Centro Histórico da cidade –, e de modo digital, pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Em sua primeira edição, o Fliparacatu homenageia a escritora belo-horizontina Conceição Evaristo e o escritor moçambicano Mia Couto. O Festival tem como Patrono o escritor paracatuense Afonso Arinos (1868-1916).
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.
Serviço:
Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367