Pequenos anjos desenvolvidos pela artesã (Foto: Afonso Borges)

 

“Parte do meu sangue é café. As cápsulas da Nespresso fazem parte da minha vida. Como se não bastasse o hábito pelo líquido, sou daqueles que guardam as usadas, religiosamente, e as devolve nas lojas.

Outro dia, em Paracatu, na Faop, descobri as obras de Cláudia Loures. São anjos que a natureza reconhece sua existência. Anjos que a reciclagem materializa na formas de objetos de fé, imagem e construção de um outro imaginário, a artesania, a obra de arte.

Atrevido, quando a conheci, exclamei:

– Lindos os seus orixás, Cláudia!

Depois de um breve silêncio, ela disse:

– A natureza agradece, Afonso. Mas são anjos.

E que assim seja.

O Fliparacatu, ecumênico, agradece.

(Afonso Borges – Presidente do Fliparacatu)

 

“A vida é um constante processo de transformação”: essa é a frase escolhida pela artesã Cláudia Loures para explicar como o artesanato passou a ser parte de sua vida. Em 2006,  Cláudia teve um problema de saúde que a afastou do trabalho na empresa que estava empregada desde 1989. Nesse momento, começou a se interessar por artesanato sustentável como forma de lidar com os efeitos da doença e manter seu bem-estar físico e emocional. Há 5 anos, ela descobriu as cápsulas de café e suas múltiplas aplicações, passando a incorporá-las em seus projetos artesanais.

O Fliparacatu contará com os trabalhos manuais de Cláudia Loures: pequenos anjos decorativos feitos a partir de cápsulas de café que serão distribuídas durante o Festival. Na arte de transformar cápsulas de café em objetos, com suas mãos e com muito carinho, a artesã contribui para a redução da poluição e contaminação do solo.  Além da economia de energia, sua arte colabora para a manutenção de um meio ambiente sustentável para as gerações futuras.

Cláudia finaliza: “Quem faz artesanato não vende apenas um produto. Vende seu tempo, sua atenção, sua imaginação. Vende um pedacinho do seu coração!”

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Serviço:

Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002