Mesa de conversas reuniu três mulheres jovens de diferentes faixas etárias para falar sobre poesia e escrita

Por Letícia Finamore

Às 17h de quinta-feira, 28 de agosto, as jovens escritoras Amélia do Carmo, Lara Prado e Lavínia Rocha conversaram sobre o tema “Corações aos pulos”. A união das três autoras une o trabalho do trio em razão de suas escritas, permeadas por experiências sentimentais que cada uma carrega consigo. Iniciando a mediação do encontro, Sérgio Abranches mencionou como a realização dessa troca de experiências era valiosa para o 3.º Fliparacatu, uma vez que apresentava ao público vozes primaveris. 

A conversa foi agradável, contudo pareceu ser dividida em terços. Por mais que se tratem de três autoras jovens, cada uma escreve um tipo de literatura diferente. Enquanto Lara Prado se encanta com a poesia e a tradução, Amélia do Carmo também se apossa dos versos, porém com suas afinidades com o humor e a internet – seu principal público. Lavínia Rocha, por sua vez, é professora e escreve ficção baseada em suas experiências pessoais durante a adolescência. 

Escritora de “Plural como o universo – Fernando Pessoa fala com adolescentes”, Lara traçou paralelos sobre a escrita do poeta português com a fase da juventude. A escritora conta que, a partir de sua ótica pessoal, Fernanda Pessoa foi adolescente a vida inteira, uma vez que não era completamente jovem e nem completamente adulto. A jovem ainda foi além e disse que sua interpretação da escrita de Pessoa mostra que, assim como o poeta, temos diversos lados: “somos tantos, somos vários, e às vezes não nos damos conta disso”. Outro ponto apresentado por Lara é a necessidade de desmistificar a poesia – muitas pessoas colocam esse tipo de literatura em um pedestal, quando na verdade a poesia não é difícil. De acordo com as palavras da adolescente, “qualquer interação com a poesia é válida”. 

Ao longo do encontro, Amélia do Carmo traçou paralelos sobre suas diferentes facetas de atuação: a jovem é designer, estudante de Cinema e Audiovisual, escritora, musicista e produtora de vídeos – em sua maioria gastronômicos – para as redes sociais. Mesmo desempenhando várias tarefas, Amélia conta que a escrita sempre permeia seu trabalho: “a escrita é o fio que sempre liga os meus afazeres. Alternar tantas linguagens é como um malabarismo. A galera se conecta, essa é uma receitinha especial”. Além disso, escrever instiga a multiartista a trazer seus diferentes lados à tona – tudo isso tendo o humor como ferramenta de comunicação. 

Em sua fala, além de aprofundar nos caminhos que percorreu enquanto escritora, Lavínia Rocha apresentou suas publicações literárias, como seus trabalhos voltados para o público infantojuvenil. A professora de História aproveitou a ocasião para falar sobre seu lado docente: Lavínia considera o vínculo com o ambiente escolar um dos maiores presentes que a escrita lhe deu. Em sua segunda participação na quinta-feira do 3.º Fliparacatu, Lavínia traçou sua trajetória enquanto escritora: ela publicou seu primeiro livro aos 12 anos de idade. Nessa jornada, aprendeu a lidar com a frustração e, como disse, a conviver com o caos da vida real, sem planícies.

3.º Fliparacatu

Com uma programação diversa para todos os públicos, no 3.º Fliparacatu haverá debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para as crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. O Festival homenageia os escritores Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves e tem a curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches.

O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.

Serviço:

3.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 27 a 31 de agosto, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367