
Unindo os trabalhos e experiências das escritoras Eliana Alves Cruz, autora homenageada na décima primeira edição do Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá, e da também escritora Calila das Mercês, a palestra “Contos Ancestrais, o Brasil de Ontem e Hoje” se volta para a questão da ancestralidade no Brasil. Diante de um passado escravagista marcado pela colonização e pela miscigenação, os anos anteriores aos da contemporaneidade podem parecer muito próximos. Essa abordagem permite explorar como o Brasil, ao longo do tempo, perpetua estereótipos e questões sociais que afetam particularmente as comunidades negras. Ao trazer os diferentes momentos históricos do Brasil à tona, é possível abordar a continuidade de desafios enfrentados pelas pessoas negras na sociedade brasileira, bem como as transformações e avanços que ocorreram ao longo dos anos.
Questões como racismo estrutural, representatividade, acesso à educação e oportunidades de trabalho são pautas importantes para mostrar como o país ainda enfrenta desafios sistêmicos relacionados à negritude. Indo além, a palestra pode explorar como a valorização da ancestralidade e das histórias dos antepassados pode ser uma ferramenta poderosa para quebrar estereótipos e promover a ressignificação da identidade negra.
Retire seus ingressos no Sympla e confira essa palestra no Fliparacatu!
Vencedora do Prêmio Jabuti, em 2022, com seu livro “A vestida”, a carioca Eliana Alves Cruz é uma das mais destacadas escritoras brasileiras contemporâneas. Sua obra literária, que transita por diferentes gêneros como romance e conto, é marcada por abordar a história e a cultura afro-brasileiras. Eliana faz uso da ficção – muitas vezes embasada em fatos históricos – para falar sobre assuntos como racismo, desigualdade social, discriminação e pobreza. Ela é autora dos livros “Água de barrela” (2016); “O crime do Cais do Valongo” (2018); “Solitária” (2022); e “Nada digo de ti, que em ti não veja” (2020); além de coautora de “Perdidas: histórias para crianças que não têm vez” (2017).
Calila das Mercês nasceu em Berimbau/Conceição do Jacuípe (BA), e atualmente reside em São Paulo (SP). Poeta, jornalista, pesquisadora e doutora em Literatura pela Universidade de Brasília. Atua como pesquisadora pós-doc em programa coordenado pela catedrática Conceição Evaristo no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui textos literários em publicações brasileiras e internacionais. Planta Oração é seu primeiro livro de contos.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontece entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002