Afonso Borges
Afonso Borges é jornalista, escritor e gestor cultural. Criou, em 1986, o projeto “Sempre um Papo”; em 2012, o “Fliaraxá”; em 2021, o “Flitabira”; em 2023, o “Fliparacatu”; e, em 2024, o “Flipetrópolis”. Tem 6 livros publicados, entre eles, o infantil “O menino, o assovio e a encruzilhada” (Editora Nós) e contos, “Olhos de carvão” (em breve, pela Autêntica). É curador do cluster “Mondolivro”, em que reúne toda a sua produção intelectual e profissional. Atualmente, integra os Conselhos da ACMinas, do Instituto Terra e a vice-presidência da “SP Leituras” – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura –, sediada em São Paulo. Há 25 anos, apresenta o programa “Mondolivro”, diário, agora na Alvorada FM. Tem 3 filhas, Isabella, Mariana e Manuela, e é casado com Iara.
Bianca Santana
Bianca Santana é escritora, jornalista, doutora em ciência da informação e mestra em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de Apolinária (Fósforo, 2025), Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro (Companhia das Letras, 2021), Arruda e guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo (Fósforo, 2022), Quando me descobri negra (Fósforo, 2023), e dos infantis Diálogos feministas antirracistas (e nada fáceis) com as crianças (Camaleão, 2022) e Quem limpa? (Companhia das Letrinhas, 2025). Atualmente, compõe o grupo de curadoria do Fliparacatu, Fliaraxá e Flitabira.
Daniela Prado
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-Minas (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal do Triangulo Mineiro das disciplinas de Língua Portuguesa: Redação e Literatura e Língua Inglesa. Participa do Grupo de Estudos em Letramentos , Linguagem e Formação- NELLF -PUC Minas. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a Pesquisa Tecnológica no IFTM do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-IFTM, Campus Paracatu. É membro da Academia de Letras do Noroeste de Minas Gerais e atualmente assume a presidência desta instituição.
Jeferson Tenório
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, e hoje vive entre São Paulo e Porto Alegre. É doutor em teoria literária pela PUC-RS e foi professor visitante na Universidade Brown, nos Estados Unidos. É autor de Estela sem Deus (2018) e O avesso da pele (2020), que venceu o prêmio Jabuti, foi alvo de censura e teve os direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, França, Suécia, China, Eslováquia, México e Estados Unidos.
Leo Cunha
Leo Cunha é escritor, tradutor e jornalista. Nascido em Bocaiúva (MG), em 1966, é Doutor em Artes pela UFMG. Desde 1993, publicou de mais de 80 livros, entre crônicas, poesia, literatura infantil, literatura juvenil e teatro infantil. Sua obra recebeu diversos prêmios literários, como Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Adolfo Aizen, Nestlé, FNLIJ, Cátedra Unesco PUC-Rio e Ibby Honor List. Teve mais de 30 livros selecionados para programas governamentais como PNBE, PNAIC, PNLD Literário, dentre outros. Traduziu de cerca de 40 livros de literatura infantil e juvenil, de autores como Gabriela Mistral, António Skarmeta, Julio Cortázar, David McKee, Charles Dickens, Jonathan Swift, Robert Stevenson, entre outros. É professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação. Atua também na curadoria de festivais literários, como no Fliaraxá, Fliparacatu e Flipetrópolis.
Sérgio Abranches
É escritor. Tem mestrado em sociologia, pela Universidade de Brasília e doutorado em ciência política e sociologia comparada, pela universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Colunista político dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense. Escreveu, entre outros, os romances, O Intérprete de Borboletas, de 2022, Que mistério tem Clarice, de 2014, O Pelo Negro do Medo, de 2012, e os ensaios No tempo dos governantes incidentais, de 2020, Presidencialismo de coalizão — Raízes e evolução do modelo político brasileiro, de 2018, finalista do prêmio Jabuti, categoria Ensaio/Humanidades, A Era do Imprevisto — A Grande Transição do Século XXI, de 2017, ganhador do Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil de 2018. O livro Fronteira no fim do mundo, a ser publicado pela editora Faria e Silva, está no prelo.