A terceira edição do Festival Literário Internacional de Paracatu, o Fliparacatu, tem início no dia 27 de agosto de 2025, às 18 horas. O corte de fita, realizado nesse horário, simboliza a abertura do evento e, logo em seguida, dá início à programação do primeiro de cinco dias de muita literatura.

Na parte da manhã, oficinas de capoeira, ilustração, jogos, recreação, maculele, bolhas de sabão e papelão preenchem a grade das atividades voltada para o público infantojuvenil. No início da tarde, os escritores Tino Freitas, Alessandra Roscoe e Leo Cunha antecipam as rodas de conversa com os autores, recebendo crianças e adolescentes para participar de contações de histórias e brincadeiras com as palavras.

Mas é a partir das 18h30 que o 3.º Fliparacatu, efetivamente, começa, com um encontro entre Daniela Prado, curadora da programação local do Festival, com Alexandre de Oliveira Gama, Kassius Kennedy e Murilo Caldas. Desde a primeira realização do Fliparacatu, a curadoria do evento se empenha em traçar paralelos entre os escritores presentes ou as personalidades homenageadas e a cidade de Paracatu. Tendo como patrono Afonso Arinos, pioneiro na Literatura Regionalista Brasileira, o escritor divide os holofotes com Rodrigo Melo Franco de Andrade, filho da paracatuense Dália Melo Franco de Andrade. Essas trajetórias de vidas paracatuenses são, portanto, o norte do primeiro encontro da programação oficial do 3.º Fliparacatu.

Dando continuidade na noite de quarta-feira, às 19h30, será realizada a Mesa dos Curadores. Na ocasião, Afonso Borges, presidente do Fliparacatu, e os escritores Bianca Santana, Jeferson Tenório, Sérgio Abranches e Leo Cunha darão as boas-vindas ao público presente. Mesmo se tratando de uma espécie de formalidade, a reunião dos cinco curadores coloca diante dos presentes o empenho e a diversidade buscados pelos organizadores do Festival, que neste ano tem como tema Literatura, Encruzilhada e Desumanização.

Logo em seguida, Bianca Santana permanece no palco do Teatro Afonso Arinos para receber o escritor Marcelino Freire e a autora homenageada do 3.º Fliparacatu, Ana Maria Gonçalves, primeira mulher eleita para integrar a Academia Brasileira de Letras. Com o tema Palavra-herança, o encontro entre os três escritores terá a ancestralidade como guia – conceito esse que perpassa seus trabalhos literários. Bianca e Ana Maria, mulheres e mulheres negras, têm suas visões de mundo que, por mais que sejam interseccionadas, são particulares a cada uma. Marcelino, por sua vez, tem em sua naturalidade o município pernambucano de Sertânia, local originalmente habitado por indígenas Cariris da nação Tapuya. Todas essas heranças, oriundas de suas ancestralidades, vivências, trabalhos e sentimentos, podem ser colocadas em palavras – tal como fazem em suas escritas. Na noite do primeiro dia do 3.º Fliparacatu, no entanto, será a vez de a palavra falada tomar o protagonismo na roda de conversa Palavra-herança.

Na sequência, às 21h, Fernanda Takai e o paracatuense John Ulhoa, músicos da banda Pato Fu, unem-se a Afonso Borges para tratar sobre Música e Letra. A proposta dessa mesa de debates é analisar os pontos em comum entre o processo de composição de canções e o da escrita literária. Em quais momentos esses dois processos se intercalam, sobrepõem-se ou até mesmo se diferem? O encontro musical do trio encerra a noite do dia 27 de agosto às 21h30.

O 3.º Fliparacatu recomeça no dia seguinte, quinta-feira, a partir das 8h30. A programação adulta tem início às 17h. Confira o cronograma completo das atividades clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

17h: Inauguração da exposição “Ocupação”, de Petchó Silveira – Local: Casa de Cultura de Paracatu

18h: Abertura Oficial –  Local: Teatro Afonso Arinos

18h30: Mesa de abertura: Alexandre de Oliveira Gama, Kassius Kennedy, Murilo Caldas, Daniela Prado, Adriles Ulhoa –  Local: Teatro Afonso Arinos

19h30: Mesa dos Curadores: Afonso Borges, Bianca Santana, Jeferson Tenório, Sérgio Abranches e Leo Cunha – Local: Teatro Afonso Arinos

20h: Palavra-herança: Ana Maria Gonçalves, Bianca Santana, Marcelino Freire – Local: Teatro Afonso Arinos

21h: Música e Letra: Fernanda Takai, John Ulhoa, Afonso Borges – Teatro Afonso Arinos

PROGRAMAÇÃO INFANTOJUVENIL

8h30: Espetáculo “Papelão: Onde Tudo Ganha Vida” (crianças até 8 anos) – Teatro Afonso Arinos

8h30: Oficina de Capoeira Kids com o Mestre Cacau (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) – Estação Literária 1

8h30: Oficina “Ancestralidade na cerâmica: mãos que modelam” (voltada para todas as idades) – Estação Literária 2

9h30: Espetáculo “Papelão: Onde Tudo Ganha Vida” (crianças até 8 anos) – Teatro Afonso Arinos

9h30: Oficina de Maculelê com o Mestre Cacau (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) – Estação Literária 1

9h30: Oficina Cerrado Aplicado (crianças a partir de 7 anos) – Estação Literária 2

14h: Tino Freitas (crianças até 10 anos) – Teatro Afonso Arinos

14h: Oficina Bolhas de Sabão (crianças de 8 a 11 anos) – Estação Literária 1

14h: Oficina de Jogos e Recreação com o Mestre Cacau (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) – Estação Literária 2

15h: Alessandra Roscoe e Leo Cunha (crianças até 10 anos) – Teatro Afonso Arinos

15h: Oficina de Maculelê com o Mestre Cacau (crianças e jovens entre 6 e 17 anos) – Estação Literária 2

15h: Oficina Cabaças: Angola Criativa (crianças a partir de 5 anos) – Estação Literária 1

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS – Local: Central de autógrafos

19h30: Alexandre Gama de Oliveira, Kassius Kennedy, Murilo Caldas e Dani Prado.
21h: Ana Maria Gonçalves, Bianca Santana e Marcelino Freire.
21h30: Fernanda Takai e John Ulhoa.

Sobre o Fliparacatu

O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.

Serviço:

3.º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu
Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br