A escritora e professora Luana Tolentino e o escritor e contador de histórias Tino Freitas conversam sobre o tema “Educação e literatura – eixos transversos”, dentro da programação do Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu). O bate-papo entre os dois acontece no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 10h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Nascida em Belo Horizonte, Luana Tolentino tem mais de dez anos de experiência lecionando História em escolas públicas da periferia da cidade e região metropolitana. Ela é autora dos livros “Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano na discriminação no Brasil” (Papirus 7 Mares) e “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula” (Mazza Edições).

Luana é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (Neia). Professora de História da Educação Básica desde 2008, tem se dedicado à formação inicial e continuada de professores. Além disso, ela é mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Já Tino Freitas, nascido em Fortaleza, é autor de mais de 40 livros voltados para o público infantil. Vários deles receberam importantes reconhecimentos, como o Prêmio Jabuti e o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Suas obras caracterizam-se pelo humor, a crítica social e o experimento com o objeto livro enquanto importante elemento condutor da narrativa. Além de escritor e contador de histórias, ele é também jornalista e atuou como mediador de leitura do projeto Roedores de Livros por mais de quinze anos.

Sobre o Fliparacatu

O Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – acontece pela primeira vez em 2023, de 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo. O evento inclui mesas de debate com escritores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, apresentações de dança e música, programação para as crianças, exposição de arte, Prêmio de Redação, área gastronômica e uma enorme livraria. A participação em todas as atividades é gratuita. O Festival acontece em formato figital, ou seja, de forma presencial – em diferentes espaços no Centro Histórico da cidade –, e de modo digital, pelo Facebook, Instagram e YouTube.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.

Serviço:

Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro – 31 992046367