
Na noite da última segunda-feira, 22/05, o I Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – inaugurou a exposição inédita “Portinari Negro”, com 42 reproduções de obras de Candido Portinari que retratam pessoas negras. Para marcar a inauguração, o Coordenador Educativo do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida, ministrou uma palestra na Câmara Municipal de Paracatu, sob a mediação de um dos curadores do festival, o escritor Tom Farias. A mostra, que conta com a curadoria do Diretor-Geral do Projeto Portinari, João Candido Portinari, filho do artista, ficará em exibição até 30/08, na Praça da Matriz de Santo Antônio, no centro da cidade.
Além de Guilherme de Almeida e Tom Farias, participaram da abertura da exposição, na Câmara Municipal de Paracatu, a Presidente da Câmara, Claudirene Rodrigues, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Paracatu, Igor Diniz, a Promotora de Justiça Mariana Leão, e Luana Gomes, representante da Kinross, empresa patrocinadora do Fliparacatu. “Para nós da Kinross é uma verdadeira honra estar viabilizando a execução de um projeto dessa magnitude”, afirmou Luana, ressaltando a importância da mostra “Portinari Negro” para a cidade: “É uma exposição aberta ao público, no cartão postal de Paracatu, e que envolve também a questão da educação”, afirmou, referindo-se ao Prêmio de Redação que o festival promove, com base na exposição.
O Fliparacatu realiza um concurso de redação e desenho com a temática “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Para concorrer, alunos de 4 a 18 anos de escolas públicas e privadas de Paracatu deverão percorrer a exposição e fazer um texto – ou desenho, no caso das crianças – baseado nela. Todas as informações sobre o Prêmio de Redação estão no site fliparacatu.com.br.
Sobre o Fliparacatu
O Fliparacatu tem como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade” e acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, em formato figital – ou seja, com programação presencial, no Centro Histórico da cidade, e digital, nas redes sociais. Entre as atividades, haverá lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas. O festival conta com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges. Todas as atividades do evento têm entrada gratuita.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.
Serviço:
Fliparacatu apresenta a exposição “Portinari Negro”
Data: 22 de maio a 30 de agosto, na Praça da Matriz de Paracatu (MG).
Entrada gratuita.
Informações: fliparacatu.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@fliparacatu.com.br
31 992046367 – Jozane Faleiro