Confira a nova marca da Lei Rouanet

É com orgulho que o Fliparacatu, em sua primeira edição, é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Esse é um motivo de muita alegria, não só pelo fomento à cultura pelo Governo Federal, mas também por ser o primeiro evento a ser realizado com a nova identidade da Lei Rouanet.

“A nova marca da Lei Rouanet simboliza a retomada do mais longevo mecanismo de financiamento da Cultura Brasileira, com financiamento de mais de R$26 bilhões, viabilizando mais de 70 mil ações culturais. Representa a diversidade da cultura brasileira e a nova meta de descentralização dos recursos. Pela primeira vez, com o nome ‘Rouanet’ na logo, podemos informar ao público brasileiro quais as ações são financiadas com recursos públicos com democratização do acesso a todos, realçando a importância do investimento a um dos mais robustos setores econômicos do Brasil, responsável por 3,11% do PIB e mais de 7,5 milhões de empregos formais”, conta Henilton Menezes, Secretário de Economia Criativa e Fomento à Cultura do Ministério da Cultura.

“Tenho prazer em participar presencialmente do Fliparacatu em minha função de Diretor Cultural do Instituto Rouanet. Agradeço ao Henilton Menezes em particular e ao Ministério da Cultura pela parceria. Estive em Brasília durante o lançamento da marca que agora carrega oficialmente o nome de seu idealizador, Sergio Paulo Rouanet. Acredito que é um movimento importante estabelecer a associação positiva entre o nome Rouanet e os milhares de projetos viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, como forma de contrapor as referências negativas, críticas infundadas e mesmo intencionalmente falsas que circulam nas redes e são reproduzidas na imprensa. A Lei é uma política pública fundamental para o fomento da cultura, e o Instituto advoga pela busca constante de caminhos inovadores para a sustentabilidade das atividades culturais em todo o País” diz Flávio Garcia da Rocha.

A Lei Rouanet foi promulgada em 1991, durante o mandato do ex-presidente Fernando Collor. Seu propósito é proporcionar suporte financeiro ao setor cultural, permitindo a captação de recursos para diversas atividades, incluindo festivais, exposições e peças teatrais. Dessa forma, por meio de incentivos fiscais, o governo estimula empresas e indivíduos a contribuírem com o setor cultural.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Serviço:

Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002