
Versos, canções e contação de histórias convidaram o público mirim a exercitar a imaginação no Teatro Afonso Arinos
por Gabriel Pinheiro
A criançada contou com mais um encontro especial na programação do Teatro Afonso Arinos nesta tarde de sexta-feira no 3.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu. A escritora Alessandra Roscoe recebeu Eliana Alves Cruz e Estevão Ribeiro para uma tarde de contação de histórias, música e exercícios de imaginação para a comunidade escolar da cidade de Paracatu. O tempo voou ao sabor das boas histórias e uma boa dose de gargalhadas.
Alessandra Roscoe recebeu o público mirim com um palco repleto com seus livros. A cada momento uma obra era escolhida e lida junto das crianças. Muitas das histórias compartilhadas por Alessandra foram inspiradas em situações cotidianas vividas com seus filhos, entre versos e canções.
Eliana Alves Cruz e Estevão Ribeiro subiram juntos no palco e, logo de cara, falaram com as crianças sobre uma verdadeira paixão nacional: “Quem aí gosta da Turma da Mônica?” A resposta positiva das crianças ecoou por todo o teatro. Eliana contou para os alunos uma história da Milena, uma garotinha negra, personagem da Turma da Mônica. “Milena e o Enigma do Pássaro Antigo”, história de autoria de Eliana Alves Cruz, aprofunda a representatividade da personagem, mergulhando em temas como a ancestralidade e a identidade.
Na sequência, Estevão Ribeiro cantou uma música – “Eu não sou daqui, marinheiro só…” – convidando o público a cantar junto cada verso. O escritor apresentou para os pequenos sua obra “Sofia Marujo e a Escola de Piratas”, série que conta as aventuras de Sofia Marujo Frigideira, uma esperta menina negra de cabelos ruivos. A personagem é inspirada na filha do escritor, com histórias que despertam a imaginação e o pensamento acerca de temas como a diversidade e a representatividade.
3.º Fliparacatu
Com uma programação diversa, para todos os públicos, no 3.º Fliparacatu haverá debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para as crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. O Festival homenageia os escritores Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves e tem a curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches.
O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
Serviço:
3.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 27 a 31 de agosto, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367