Fotos: Cecília Amado/ João Avelino

A palestra “Memórias da literatura brasileira”, a ser conduzida pelas ilustres palestrantes Paloma Jorge Amado e Nádia Gotlib, na quinta-feira, dia 24/8, às 18h30, no Centro Pastoral São Benedito, será uma viagem pelo legado literário do Brasil. Com profundos conhecimentos sobre a história literária do País, as escritoras se unem para explorar as memórias, influências e os impactos que a literatura brasileira deixou ao longo do tempo.

Enquanto Paloma Jorge Amado oferecerá uma perspectiva única com sua conexão com a literatura e suas raízes culturais sobre como a literatura brasileira moldou e refletiu a identidade do País ao longo das décadas, Nádia Gotlib trará seu vasto conhecimento sobre autores, movimentos literários e influências culturais que permearam a história da literatura brasileira.

Juntas, as estudiosas oferecerão uma palestra que resgata e celebra as memórias literárias nacionais, buscando entender como a literatura contribuiu para a construção da identidade brasileira e como continua a inspirar e enriquecer a compreensão comum do passado e do presente.

A palestra será mediada por Rogério Robalinho, sócio diretor da Cia de Eventos, produtora com mais de trinta anos de atuação na área de animação e produção cultural, sempre preocupado em dinamizar as propostas de lazer e cultura do recifense. Tem contribuído para descobrir e apresentar os melhores valores de nossa cultura nacional, regional e local. Foi responsável pela Direção e produção de vários eventos, de grande envergadura como: Festival de Inverno de Garanhuns, Circuito do Frio, Carnaval do Recife, Recife Convida, Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, Bienal Geek, MPB Petrobrás, Feira do Livro do Vale do São Francisco e Expoidea, além de diversas outras realizações e articulações. Também dirigiu o espetáculo Humor na Feira, que tinha dos declamadores Zelito Nunes e Eugênio Jerônimo em cena. No currículo, turnês realizadas por todo o Norte / Nordeste com artistas do como Gilberto Gil, Gal Costa, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, João Gilberto, Tim Maia, Alceu Valença, Marisa Monte, Titãs,Cazuza, Raul Seixas e Elba Ramalho já lhe credenciaram entre as melhores produtores do
país.

Nádia Battella Gotlib é professora aposentada da Universidade de São Paulo. Entre suas publicações, constam “Adolfo Casais Monteiro. Poesia e crítica de poesia” (1985), “Teoria do conto” (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1985), “Tarsila do Amaral, a modernista” (1998, 5.ª ed. Sesc-SP, 2022). Publicou também “Clarice, uma vida que se conta” (1995, 7.ª ed. Edusp, 2013), biografia de Clarice Lispector com estudo de obra, e “Clarice fotobiografia” (2008, 3.ª ed., 2014), narrativa visual com cerca de oitocentas imagens. Esses dois livros foram publicados em espanhol, respectivamente na Argentina e no México. Organizou, entre outros, o livro “Retratos antigos. Esboços para serem ampliados, de Elisa Lispector” (2012, Editora UFMG), com texto da escritora até então inédito. Foi professora e pesquisadora em várias universidades do Brasil e de fora do país. Ocupou a cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Buenos Aires e foi senior assistant member no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford. Atuou junto a instituições de fomento à pesquisa ligadas ao governo federal, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. E foi coordenadora do Grupo de Trabalho A mulher na Literatura, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. Os artigos e ensaios publicados versam sobre temas como teoria do conto, literatura e pintura, relações entre ficção e autobiografia, análise e divulgação da produção literária e jornalística feita por mulheres.

Paloma Jorge Amado é uma escritora de crônicas e ilustradora de livros brasileira nascida em Praga, República Tcheca. É membro do Conselho da Fundação Casa de Jorge Amado desde sua criação em 1986, onde foi Presidente por dois anos, de 2001 a 2003. Na Unesco, em Paris, coordenou a Coleção Unesco de Obras Representativas, no Setor do Livro, por 4 anos. Trabalhou com política na Presidência da República, quando foi assessora internacional e assessora parlamentar, durante o governo do Presidente José Sarney. Pesquisadora de gastronomia, em especial da relação gastronomia e literatura, desde 1986, publicou três livros, sendo dois deles a partir de pesquisa sobre a obra de Jorge Amado. Participa de congressos e feiras gastronômicas, tem dado aulas de Culinária Brasileira na Escola Técnica de Gastronomia, de Cartagena de Índias, na Colômbia, em 2005; e de Culinária Baiana, Universidad El Claustro, na cidade do México, em 2006.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Serviço:

Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002