
Prestes a lançar o livro “Amazônia na encruzilhada”, o trabalho mais recente da jornalista Míriam Leitão se une aos conhecimentos de resgate do passado do arqueólogo Eduardo Góes Neves na palestra “O passado ancestral e o presente da Amazônia”. O evento faz parte da programação do Fliparacatu, e será realizado às 18h30 do dia 25/8, sexta-feira, no Centro Pastoral São Benedito. Unindo passado, presente e futuro, a palestra busca abordar a importância de enxergar a Floresta Amazônica como um patrimônio biocultural, considerando sua relevante interação com as populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas ao longo de seus tantos anos de existência.
Retire seus ingressos no Sympla e confira essa palestra no Fliparacatu!
Eduardo Góes Neves é um dos maiores pesquisadores atuantes na região amazônica nos dias de hoje. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutor em Arqueologia pela Universidade de Indiana e livre-docente pela USP, onde é professor titular. Elaborou o programa do Curso Superior de Tecnologia em Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas. Presidiu a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), entre 2009 e 2011, e compôs a diretoria da Sociedade de Arqueologia Americana (SAA), entre 2011 e 2014. É escritor das obras “Sob os Tempos do Equinócio: 8.000 anos de história na Amazônia Central” e “Arqueologia da Amazônia”.
Míriam Leitão é jornalista e escritora há 50 anos, com passagens por vários órgãos de imprensa do País. Desde 1991, está nas Organizações Globo como colunista do Globo, comentarista da TV Globo, da CBN, da Globo News, onde tem também um programa de entrevistas. Tem 14 livros publicados, entre eles sete infantis da Editora Rocco. Ganhou o Jabuti de Livro do ano em 2012, com o “Saga brasileira” sobre a luta contra a inflação. Está lançando agora seu 15.° livro: “Amazônia na encruzilhada”, pela Editora Intrínseca.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontece entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002