Abertura da mesa saudou a vida e obra de Luis Fernando Veríssimo, que nos deixou nesta madrugada

 

por Gabriel Pinheiro

 

Nesta manhã de sábado, o 3.º Festival Literário Internacional de Paracatu recebeu as autoras Morgana Kretzman e Silvana Gontijo e o autor Ricardo Ramos Filho para a mesa “Encruzilhada das infâncias e juventudes”, que contou com Estevão Ribeiro como anfitrião.

 

Estevão Ribeiro abriu a mesa saudando o escritor Luis Fernando Veríssimo, que nos deixou nesta madrugada. Ribeiro citou Veríssimo como uma grande influência em seu trabalho de quadrinista, sobretudo por conta da qualidade do texto de Veríssimo, frente aos traços simples de seus desenhos, “eu descobri que dava pra fazer quadrinhos”.

 

A conversa passou por temas como o amor pela leitura e os caminhos para a transmissão desse amor de pais e professores para filhos e alunos e sobre as diferentes encruzilhadas que devem ser atravessadas nesse caminho. Entre elas, as redes sociais e o uso de celulares por crianças e adolescentes. “Escrever e ir para a literatura nos faz acreditar um pouco na criança que a gente foi”, destacou Morgana Kretzman, refletindo sobre o olhar da criança para o futuro, para a imaginação deste futuro.

 

O escritor Estevão Ribeiro direcionou para a mesa uma pergunta importante: “O que a gente deve fazer para aumentar a leitura entre 12 e 17 anos? Um ativismo literário do bem? Fazer com que esses jovens se identifiquem com essas leituras. A gente, muitas vezes, não vê o consumo espontâneo dessa faixa etária, até porque eles não têm o poder de consumo”.

 

“Só leio como eu leio hoje porque tive na minha casa a mediação de leitura”, respondeu Ricardo Ramos Filho, destacando a importância do incentivo à leitura no ambiente doméstico. O escritor complementou falando também sobre o papel do professor de transmitir esse amor pela leitura. “As escolas precisam contratar professores apaixonados pela leitura, pois quando a gente é apaixonado por alguma coisa, a gente transmite essa paixão.”

 

Silvana Gontijo destacou o papel da leitura desde a primeira infância, sendo um gesto de afeto. “A criança vai descobrir que dentro daquele objeto existe um mundo.” A autora também refletiu sobre o papel das telas sobretudo celulares nesse distanciamento de crianças e adolescentes do universo da leitura. “É um desafio para todos nós que escrevemos trazê-los para esse universo de magia e de prazer.”

 

Na sequência, Morgana Kretzman comentou sobre o poder das redes sociais em ser uma ferramenta de divulgação da literatura, sobretudo a literatura adulta. “Isso faz com que a literatura chegue a lugares onde ela não chegaria. Às vezes ficamos muito focados nas coisas que acontecem nas grandes cidades. É uma questão a gente entender até onde isso pode ser bom e até onde pode ser ruim.” A escritora compartilhou com o público o seu novo livro, indicado para crianças a partir dos 9 anos e escrito ao lado de Paulo Scott, que será lançado em breve. “O Clube Verde e a Liga dos Solos” aborda com sensibilidade temas como primeiro amor, vida escolar e amizade, além de pôr em foco os crimes ambientais, refletindo sobre a relação dos seres humanos com a natureza.

 

3.º Fliparacatu

 

Com uma programação diversa, para todos os públicos, no 3.º Fliparacatu haverá debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para as crianças, prêmio de redação, apresentações musicais, entre outros. O Festival homenageia os escritores Valter Hugo Mãe e Ana Maria Gonçalves e tem a curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches.

 

O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.

 

Serviço:

3.º Festival Literário Internacional de Paracatu Fliparacatu

De 27 a 31 de agosto, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

 

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367