
A edição de estreia do evento leva debates, palestras e homenagens à cidade mineira, reunindo escritores renomados e amantes da cultura
A primeiríssima edição do Festival Literário Internacional de Paracatu, que será realizado entre os dias 23 e 27 de agosto, chega ao Centro Histórico da cidade com o tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”, tendo como patrono o renomado jornalista e escritor paracatuense Afonso Arinos (1868-1916). Mia Couto e Conceição Evaristo são, respectivamente, o Autor Homenageado e a Autora Homenageada.
Paracatuense, Afonso Arinos nasceu em 1.° de maio de 1868. O nome indígena “Arinos” não consta da sua certidão de batismo – foi dado como um apelido pelo pai, que também distribuiu apelidos indianistas a seus irmãos. O termo Arinos diz respeito a uma tribo indígena mato-grossense. Mesmo com o passar dos anos, Afonso conservou seu apelido, tornando-o seu nome literário, e assim ficou conhecido, mais do que pelo nome de família. Foi professor de história no Ginásio Mineiro em Ouro Preto e participou da fundação do Arquivo Público Mineiro e da Faculdade de Direito de Minas Gerais, na qual lecionou Direito Penal. Aos trinta e cinco anos de idade, passou a ocupar a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, instituição na qual foi recebido e saudado por Olavo Bilac. As marcas mais profundas de sua obra são o homem sertanejo e o meio ambiente¹.
Sob a curadoria dos escritores Afonso Borges, Tom Farias e Sérgio Abranches, o Festival receberá a presença de renomados escritores nacionais e internacionais, que compartilharão suas experiências e conhecimentos com o público.
No total, 20 escritores estarão presentes no Fliparacatu. Entre eles, estão autores e autoras nacionais, internacionais e de diversas origens sociais, abraçando, assim, a diversidade que o evento tanto ressalta.
Todas as atividades realizadas durante o Fliparacatu serão gratuitas. Na programação, estão previstos lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, contando, inclusive, com a presença de escritores e artistas locais. A programação completa será divulgada em breve no site do Festival. Um dos destaques do evento será a exposição inédita “Portinari Negro”, com curadoria de João Candido Portinari, Fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari. A exposição exibirá 42 telas representativas da obra de Portinari.
Além das atividades literárias, o Fliparacatu também oferecerá atrações infantis e juvenis, lançamentos de livros, espetáculos de dança, oficinas, shows musicais e uma feira gastronômica, proporcionando uma experiência cultural completa aos participantes.
Ademais, haverá um Prêmio de Redação que envolverá todo o sistema educacional da cidade e região, tendo como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”, com inspiração na exposição “Portinari Negro”. Crianças e jovens serão incentivados a percorrer a exposição e criar um desenho ou uma redação, em sala de aula, para participarem do concurso. Os vencedores serão premiados com dinheiro, e os professores dos alunos premiados receberão uma caixa de livros selecionados pela Coordenação do Fliparacatu.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.
¹Fonte: http://academialetrasnoroeste.blogspot.com/2019/07/tributo-afonso-arinos.html
Serviço:
Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367