
Fanfic é um gênero literário no qual os fãs de uma obra existente, como livros, filmes, séries ou quadrinhos, criam suas próprias histórias, baseadas nesse universo. No contexto do Prêmio de Redação e Desenho promovido pelo 2.º Fliparacatu, os estudantes poderão criar histórias inspiradas nos professores integrantes da exposição “Muros Invisíveis: Professores Negros”, à mostra na Praça da Matriz de Santo Antônio.
Para conhecer mais a respeito do gênero e desenvolver um trabalho adequado à proposta da premiação, conheça as características de uma obra em formato fanfic:
Baseada em obras conhecidas: as fanfics utilizam personagens e cenários de obras já estabelecidos. No caso do Prêmio de Redação e Desenho do 2.º Fliparacatu, a exposição “Muros Invisíveis: Professores Negros” serve como ponto de partida.
Liberdade criativa: os estudantes podem explorar enredos alternativos, novas aventuras, ou até mesmo criar histórias.
Desenvolvimento de personagens: personagens conhecidas podem ser colocadas em situações novas ou interagir com personagens originais criadas pelos estudantes.
Orientações para os professores:
Incentive os estudantes para se inspirarem e entenderem melhor personagens e cenários.
Ajude os estudantes a esboçar um plano para a sua história. Isso pode incluir um resumo do enredo, descrição das personagens e dos cenários e o desenvolvimento dos principais eventos da história.
Encoraje os estudantes a serem criativos e a explorar diferentes possibilidades narrativas. Eles podem imaginar novos desafios para as personagens, criar universos alternativos, ou desenvolver continuações para as histórias existentes.
Por que uma Fanfic?
A escolha da fanfic como tema da redação do 2.º Fliparacatu é justificada pela natureza inerentemente criativa e flexível desse gênero literário, que se alinha perfeitamente com os objetivos de um festival literário.
A escrita de fanfics permite que os estudantes exerçam a liberdade literária, incentivando a experimentação e a inovação narrativa. Ao explorar universos e personagens familiares, os estudantes podem desenvolver suas habilidades de escrita de forma lúdica e envolvente, ao mesmo tempo em que praticam a construção de enredos, o desenvolvimento de personagens e a expressão criativa.
Esse processo não só enriquece sua experiência literária, mas também fomenta um amor duradouro pela leitura e pela escrita, alinhando-se com a missão educativa do Festival.
Sobre o Fliparacatu
O tema do 2.º Fliparacatu é “Amor, Literatura e Diversidade”, e acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro. Todas as atividades são gratuitas. A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.
Serviço:
2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002