
Com uma programação nacional, internacional, local e regional diversificada, inclusiva e plural, todas as atividades do Festival Literário Internacional de Paracatu serão realizadas no encantador Centro Histórico da cidade. Quer conferir um pouco da estrutura do Festival? Confira o vídeo exclusivo com uma visão detalhada dos locais onde ocorrerão os eventos! O vídeo também oferece uma prévia dos cenários e ambientes planejados que ambientam cada espaço, além de uma noção clara da disposição geral do evento. Prepare-se para uma pequena viagem real-digital sobre o Festival Literário Internacional de Paracatu, patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet, e com apoio da Prefeitura e Paróquia Santo Antônio.
Aqui estão destacadas algumas das atrações do Fliparacatu, conforme indicadas no vídeo:
- Mesas de debate com escritores nacionais e internacionais: participam da programação de debates e lançamentos de livros escritores nacionais e internacionais. Conceição Evaristo e Mia Couto são os Autores Homenageados. Além deles, vão estar presencialmente no Festival escritores como Eliana Alves Cruz, Lívia Sant’Anna Vaz, Bianca Santana, Calila das Mercês, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Jamil Chade.
- Presença da Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM) no Festival: a academia, que tem sua sede em Paracatu, participa da curadoria do Festival, organizando mesas de debate e lançamentos de livros de autores locais e regionais. No local serão realizadas mesas de debate, lançamentos de livros e a posse de um novo membro da Academia.
- Exposição Portinari Negro: a mostra, que está em cartaz desde maio, exibe, em estruturas de dois a três a metros de altura, 42 reproduções de pinturas de Candido Portinari que retratam a realidade de grande parte da população negra no Brasil à sua época. A exposição fica em cartaz até dia 30 de agosto, na Praça da Matriz de Santo Antônio, a céu aberto.
- Prêmio de Redação: ispirado na exposição Portinari Negro, o Fliparacatu promove o Prêmio de Redação. Para concorrer, alunos de 4 a 18 anos da rede pública e privada de Paracatu percorreram a exposição e fizeram um desenho ou redação com o tema “Arte, Literatura e Ancestralidade” – que é o mesmo tema do Festival. A premiação será realizada no sábado, 26/8, às 11h, no Centro Pastoral São Benedito, quando serão anunciados os vencedores.
- Programação infantil: outro destaque do Festival é a programação para as crianças, com curadoria de Rafael Nolli, que conta com o sarau “Palavra também é brinquedo” com o escritor Tino Freitas, espetáculos de teatro com o Grupo Cenikas, palhaços, brincadeiras e muitas outras atrações divertidas para os pequenos.
- Apresentações musicais e de dança: os músicos de Paracatu marcam presença no Festival, se apresentando no palco, que fica em frente à área de gastronomia. E, na programação de dança, o Grupo Primeiro Ato apresenta o espetáculo “Terreiro” e ainda promove uma oficina de dança contemporânea e roda de conversa.
- Livraria: além disso tudo, o Fliparacatu contará com uma enorme livraria de 244m², onde vão estar à venda livros de todos os gêneros, abrangendo desde a literatura contemporânea nacional e internacional, até a literatura clássica.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002