
Paracatu, Cordisburgo e Curvelo: essas três cidades são os berços dos escritores Afonso Arinos (patrono do Fliparacatu), Guimarães Rosa e Lúcio Cardoso. Os três autores mineiros escreveram a respeito do sertão de Minas Gerais, cada qual de acordo com a localidade em que vivia e em suas respectivas realidades. Mas, afinal, quais são os pontos de interseção entre esses três autores sertanejos? E o que os separa?
Para falar a respeito do tema “Sertanejos tão próximos e tão distantes”, o escritor curvelano curador do Fliparacatu e conterrâneo de Lúcio Cardoso, Sérgio Abranches, abordará as semelhanças e as diferenças entre cada um dos autores – tanto em suas vidas quanto em suas obras. Além desse bate-papo, a palestra de Abranches, em parceria com o também curador do Fliparacatu Afonso Borges, contará com a citação de obras icônicas de Arinos, Rosa e Cardoso.
Retire seus ingressos no Sympla e confira essa palestra no Fliparacatu!
O sociólogo, cientista político e escritor Sérgio Abranches nasceu em Curvelo, em 1949. É graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutor em Ciência Política na Universidade Cornell (EUA). Atuou como professor visitante do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor de livros como “O pelo negro do medo” (Record, 2012), “Que mistério tem Clarice?” (Biblioteca Azul, 2015), “A era do imprevisto: a grande transição do século XXI” (Companhia das Letras, 2017) e “Presidencialismo de coalizão: raízes e evolução do modelo político brasileiro” (Companhia das Letras, 2018), finalista do prêmio Jabuti na categoria ensaio/humanidades.
Afonso Borges é jornalista, gestor cultural e escritor. Criou, em 1986, o projeto “Sempre um Papo” Em 2012, o “Fliaraxá” (Festival Literário de Araxá) e, em 2021, o “Flitabira” (Festival Literário de Itabira) e, agora, o “Fiparacatu”, dos quais também é Curador. É comentarista da Rádio Alvorada FM, com o programa “Mondolivro”. Tem 6 livros publicados, entre eles, o infantil “O menino, o assovio e a encruzilhada” (Editora Nós) e o de contos, “Olhos de carvão” (em breve, pela Autêntica). É curador do Portal Mondolivro, em que reúne toda a sua produção intelectual e profissional. Atualmente, integra o Conselho de Cultura da Associação Comercial de Minas Gerais e a vice-presidência do Conselho da Organização Social SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura –, sediado em São Paulo.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002