Fotos: Renato Parada/ Divulgação

A palestra “Um passaporte para a escrita”, liderada pelos escritores Zeca Camargo e Pedro Pacífico, oferece a interseção entre a literatura, a exploração do mundo e as plataformas digitais. Juntos, Camargo e Pacífico explorarão como a literatura e as viagens se entrelaçam, inspirando um ao outro, e como as plataformas digitais possibilitam que essas histórias alcancem o público global.

Zeca Camargo tem uma trajetória rica em exploração e curiosidade pelo desconhecido. Sua experiência em apresentar culturas diversas se une à perspectiva de Pedro Pacífico sobre como as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental na conexão entre escritores e leitores, revelando como o hábito de viajar – e, consequentemente, de conhecer outras culturas – pode se relacionar com o processo cognitivo da escrita.

Seja nas redes sociais, seja em folhas de papel, a combinação entre literatura, viagens e redes pode trazer novas perspectivas à compreensão do mundo e da escrita. A mesa “Um passaporte para a escrita” será realizada no sábado, 26/08, 12h, no Centro Pastoral São Benedito. O evento é gratuito mediante retirada de ingresso no Sympla.

Zeca Camargo é apresentador e jornalista brasileiro, tendo iniciado sua carreira na década de 1980 como escritor para a Folha de S. Paulo e se destacado na MTV Brasil nos anos 1990. Atuou na TV Cultura, editorias na revista Capricho e na Folha, antes de ingressar na TV Globo em 1996, onde integrou o Fantástico até 2013, além de apresentar o reality show No Limite e programas como Vídeo Show e É de Casa. Autor de diversos livros, incluindo “A fantástica volta ao mundo” (2014) e “Elza” (2019), uma biografia da cantora Elza Soares, Zeca Camargo, depois de deixar a Globo, assumiu a apresentação do programa O Melhor da Noite, na Band.

Pedro Pacífico é advogado formado pela USP e com LLM na New York University. Em meados de 2017, criou o @book.ster que conta com mais de 400 mil seguidores no instagram e é responsável pelo podcast Daria um Livro. Foi escolhido pela Forbes Br para integrar a lista de 30 Under 30 e já apresentou dois TEDx sobre como tornar a leitura um hábito diário e o poder de transformação dos livros. Em 2023, publicou o seu primeiro livro, “Trinta segundos sem pensar no medo: memórias de um leitor”, pela Editora Intrínseca.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Serviço:

Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002