
A Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM) atua na região em questão de Minas Gerais, de modo que compreende o município de realização do Festival Literário Internacional de Paracatu, o Fliparacatu. A fundação da ALNM se deu em 25 de julho de 1996 durante encontro regional reunindo escritores, intelectuais e apoiadores da cultura e das artes. A iniciativa partiu da então diretora presidente da Fundação Municipal Casa de Cultura, Cláudia Santana, e do prefeito à época, Manoel Borges.
A ALNM teve sua diretoria provisória criada em agosto de 1996, com a responsabilidade de organizar o estatuto, selecionar patronos para as 40 cadeiras e membros efetivos e sócios correspondentes da academia. A instituição foi oficialmente registrada em cartório cinco meses depois, no dia 6 de dezembro do mesmo ano. Localizada no casarão cedido pelas irmãs Zenóbia Vilela Loureiro e Ana Vilela Loureiro, a ALNM promove intercâmbios com outras academias, exposições e mostras culturais, destacando valores humanos, a beleza e a arte.
A história da Academia é marcada pelas contribuições de seus membros, que se dedicam a disseminar o conhecimento, valorizar a memória da região e envolver os jovens nesse contexto. A ALNM se fortalece cada vez mais ao longo dos anos, de modo a promover eventos como lançamentos de livros, saraus, cafés filosóficos, sessões magnas, homenagens a escritores, atividades educativas para jovens e crianças, projetos de biblioteca, edições fotográficas, intercâmbios culturais, mostras de viagens e cursos sobre valores humanos.
Por compreender e ter sua sede na cidade de Paracatu, a Academia de Letras do Noroeste de Minas marcará presença na primeira edição do Fliparacatu com a participação e com o lançamento de autores locais e regionais. Essa parceria estreita a relação entre a Literatura e o município mineiro.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.
Fonte: http://academialetrasnoroeste.blogspot.com/2017/04/um-pequeno-pedaco-da-historia-da-alnm.html
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367