Foto: Divulgação/ Paracatu.net

Paracatu, cidade que recebe, pela primeira vez, um Festival Literário Internacional, o Fliparacatu, possui uma população quilombola que conta com mais de 2.800 pessoas, de acordo com os dados do Censo 2022, o que representa aproximadamente 3% da população total da cidade. Essa foi a primeira vez que o Censo incorpora perguntas para identificar autodeclarados quilombolas, tornando os dados sobre os quilombos no Brasil inéditos. Atualmente, a cidade tem cinco vereadores quilombolas e abriga cinco comunidades reconhecidas oficialmente pela Fundação Cultural Palmares. Além disso, Paracatuzinho, o maior bairro da cidade, também é um bairro quilombola.

A presença de comunidades quilombolas na cidade mineira tem raízes que remontam 350 anos atrás, antes mesmo da chegada dos bandeirantes ao município. Embora tenha uma história que se estende por séculos, o reconhecimento oficial dos quilombolas ocorreu recentemente, há menos de 50 anos, com base na Constituição Federal de 1988. O documento conferiu às comunidades remanescentes de quilombos o direito à terra que historicamente ocupam. Apesar da rica tradição, o município abriga comunidades remanescentes de quilombolas que preservam laços de união, memórias e tradições únicas, contribuindo para a diversidade cultural – não apenas local, mas também no âmbito nacional e no campo histórico.

A cultura diversificada de Paracatu é enriquecida pela presença especial das comunidades quilombolas. Elas desempenham  papel fundamental na história local, trazendo uma sensação de identidade coletiva e pertencimento. Mesmo que haja um total de 13 quilombos na cidade, cinco deles são oficialmente reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares: Machadinho, São Domingos, Pontal, Cercado e Família dos Amaros.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Serviço:

Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002