
Com o objetivo de promover a educação, democratizar o acesso à arte e criar acessibilidade para pessoas com deficiência física, o Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – tem disponível em seu site o “Tour Virtual 360°” da exposição “Portinari Negro”, instalada fisicamente na Praça da Matriz, em Paracatu. A criação do Tour Virtual foi criada pelo produtor audiovisual itabirano Esdras Vinícius. O Festival tem patrocínio da Kinross Paracatu, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Para acessar, clique AQUI.
O “Tour Virtual 360°” nasce com o propósito de auxiliar os estudantes da rede pública e privada de Paracatu na produção de textos e desenhos para o Prêmio de Redação, que o Festival realiza com base na mostra “Portinari Negro”. Alunos de 4 a 18 anos podem participar do concurso, que tem como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Com prêmios em dinheiro, o concurso tem, ao todo, cinco categorias (duas para “desenho” e três para “redação”).
Além de promover a educação, o tour virtual democratiza o acesso à arte, porque, com ele, é possível visitar a exposição de qualquer lugar do mundo, em qualquer horário e gratuitamente. Além disso, essa tecnologia torna a mostra acessível para pessoas com deficiência, já que no ícone “Educativo”, localizado no canto esquerdo da tela, se tem acesso a cada uma das obras, acompanhadas de conteúdo em Libras e audiodescrição. Também é possível acessar todos os 42 painéis da exposição e sua descrição correspondente seguindo o percurso sinalizado pelas setas e pelos círculos brancos.
A visita conta ainda com vistas aéreas da Praça da Matriz, em Paracatu, onde está instalada a exposição, e um mapa de sua posição na cidade, para que o espectador possa se localizar facilmente. Há a opção de se percorrer o tour ouvindo a música “Un son para Portinari”, interpretada pela cantora argentina Mercedes Sosa e composta pelo poeta cubano Nicolás Guillén.
A exposição “Portinari Negro” fica em cartaz de 22 de maio a 30 de agosto de 2023, na Praça da Matriz de Paracatu. A Mostra reúne, a céu aberto, 42 reproduções de obras de Candido Portinari que retratam pessoas negras, impressas em estruturas de dois a três metros de altura. A seleção e curadoria são do Projeto Portinari, fundado em 1979 por João Candido Portinari, filho do artista e diretor-geral do Projeto desde o início.
Sobre o Fliparacatu
O Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – acontecerá de 23 a 27 de agosto, em formato figital – ou seja, presencialmente, no Centro Histórico da cidade, e de forma digital, pelas redes sociais. A programação do Festival, que tem como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”, conta com prêmio de redação, lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, inclusive com a presença de escritores e artistas locais, que serão divulgados em breve. Todas as atividades do evento têm entrada gratuita.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.
Mais informações sobre a programação do Festival nas redes sociais @fliparacatu e no site fliparacatu.com.br.
Serviço:
Fliparacatu apresenta “Tour Virtual 360°” da exposição “Portinari Negro”
Informações para a imprensa: imprensa@fliparacatu.com.br
31 992046367 – Jozane Faleiro