A mostra “Muros Invisíveis: Professores Negros”, apresentado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da 3ª. Promotoria de Justiça de Paracatu, a Plataforma Semente, o CAOMA – Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e a Associação Cultural Sempre Um Papo, em parceria com a Prefeitura de Paracatu, será o tema do consagrado Prêmio de Redação e Desenho, considerado um dos momentos mais importantes do Fliparacatu, que mobiliza todas as escolas do município de Paracatu. Mais informações sobre a mostra podem ser conferidas clicando aqui.

A proposta do Prêmio é estimular a criação literária e artística das crianças e dos jovens, no formato Fanfic, com o objetivo de revelar novos talentos. Os candidatos devem realizar a observação e a leitura das biografias dos profissionais da educação, expostas na mostra “Muros Invisíveis: Professores Negros”, e então deverão criar um texto em formato Fanfic, alinhado ao tema “Uma História de Professor”. Dessa forma, a redação ou o desenho dos estudantes deverá contemplar uma história inventada de um(a) professor(a) negro(a).

Com prêmios em dinheiro, além de troféus, as redações devem ser escritas em sala de aula. A própria escola faz a seleção interna e é a responsável por enviar  os desenhos e redações para concorrer ao Prêmio. Além disso, os professores dos alunos premiados serão agraciados com livros escolhidos pela Coordenação.

Podem participar do concurso alunos de 4 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de Paracatu. Ao todo, são seis categorias (três para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1.º, 2.º e 3.º lugares.

A novidade desta edição é que o Prêmio de Redação e Desenho do 2º. Fliparacatu abre uma nova categoria, voltada para estudantes PCDs (Pessoas Com Deficiência) entre 9 e 18 anos de idade, não alfabetizados. Ou seja, estes alunos, que não dominam a linguagem escrita, podem participar com um Desenho, seguindo a temática proposta pelo Festival. Os estudantes PCD entre 4 e 8 anos participam da Categoria 1 (Desenho) – de 4 a 5 anos (Educação Infantil) – e da Categoria 2 (Desenho) – de 6 a 8 anos (Fundamental I).  A criação de uma categoria voltada a crianças e adolescentes PCDs visa a ampliação de possibilidades para garantir e estimular as potencialidades de toda a rede educacional paracatuense, com equidade.

O prazo para entrega inicia-se à 0h (zero hora) do dia 27 de maio de 2024 e termina no dia 19 de agosto de 2024, às 23h59. Para mais informações, leia o regulamento oficial abaixo:

Acesse aqui o Regulamento do Prêmio de Redação e Desenho do 2º. Fliparacatu

Acesse aqui a Folha de Desenho Oficial do Prêmio

Acesse aqui a Folha de Redação Oficial do Prêmio

Acesse aqui o Termo de Autorização de Imagem (estudantes menores de 18 anos)

Sobre o Fliparacatu

O tema do 2º. Fliparacatu é “Amor, Literatura e Diversidade”, e acontece entre os dias 28 de agosto e 1º. de setembro. Todas as atividades são gratuitas. A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.

Serviço:

2º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1º. de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002