O Fliparacatu dá início a um dos momentos mais importantes do evento: o Prêmio de Redação, que vai mobilizar todo o sistema educacional da cidade e região ao redor do tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”, com inspiração na exposição “Portinari Negro”. Com prêmios em dinheiro, crianças e jovens deverão percorrer a exposição e fazer um desenho ou redação, em sala de aula, para concorrer. Além disso, os professores dos alunos premiados serão agraciados com uma caixa de livros escolhidos pelo Coordenação.
Podem participar do concurso alunos de 4 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de Paracatu. Ao todo, são cinco categorias (duas para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1º, 2º e 3º lugares. O objetivo do prêmio é revelar novos talentos literários e incentivar os hábitos da leitura e escrita.
O Festival Literário de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.
Regulamento Prêmio de Redação 2023
Aqui você baixa a Folha de Redação
Aqui você baixa a Folha de Desenho
Aqui você baixa o Termo de Autorização