Fotos: Acervo Pessoal/ Renato Parada

A mesa “O campo no Brasil, ontem e hoje: os nrasis mutáveis, imutáveis” será ministrada pelos escritores Itamar Vieira Junior e Paulliny Tort, que trarão à tona as transformações que o Brasil rural experimentou ao longo do tempo. Explorando as diversas mudanças ocorridas no campo, Vieira Junior e Tort promovem reflexões sobre a amplitude dessas transformações, embora nem sempre consideradas de grande significância. Essa temática, embora possa parecer simples, envolve uma teia de fatores sociais, econômicos e culturais que moldaram – e ainda moldam – a realidade rural brasileira, evidenciando como certos aspectos permanecem imutáveis, mesmo diante das mudanças que ocorreram ao longo da história. Essa análise proporciona a compreensão abrangente das dinâmicas e nuances do campo brasileiro, enriquecendo o entendimento  sobre os múltiplos “Brasis” que o permeiam.

A palestra “O campo no Brasil, ontem e hoje: os brasis mutáveis, imutáveis”, a ser ministrada por Itamar Vieira Junior e Paulliny Tort, será realizada no dia 26/8, sábado, às 18h30, no Centro Pastoral São Benedito.

Retire seus ingressos no Sympla e confira essa palestra no Fliparacatu!

Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance “Torto arado” é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira nas últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países, com futura adaptação para o audiovisual. Sua obra mais recente é “Salvar o Fogo”, lançada em 2023.

Paulliny Tort nasceu em Brasília (DF). É jornalista e mestre em Comunicação e Sociedade pela UnB. “Erva brava” (Fósforo), seu primeiro livro de contos, foi vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e finalista do prêmio Jabuti 2022. Estreou na literatura em 2016, com o romance “Allegro ma non troppo” (Oito e Meio), semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontece entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Serviço:

Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002