
Um dos destaques da primeira edição do Festival Literário Internacional de Paracatu é o Concurso Gastronômico – a proposta é que estabelecimentos, restaurantes e lanchonetes localizados no Centro Histórico do município, onde o Fliparacatu é realizado, desenvolvam pratos que homenageiem autores da programação do Festival.
A votação será feita pelo público e será divulgada após o término do Fliparacatu. Será disponibilizado um QR Code nos restaurantes participantes para que cada visitante do Festival dê seu veredito a respeito do prato consumido. Confira abaixo a relação dos restaurantes participantes e os respectivos autores celebrados por cada um:
- Bella Carne: João Candido Portinari
- Trem Bão Pão De Queijaria: Conceição Evaristo
- Santo Café: Trudruá Dorrico
- Nativus: Cármen Lúcia
- Gramadense: Tom Farias
- Manjericão: Mia Couto
- Sheriff: Paloma Jorge Amado
- Casa da Empada: Zeca Camargo
O Concurso Gastronômico é voltado para a valorização da gastronomia local e faz parte da programação do Fliparacatu, que conta com mais de 40 escritores presentes. Em sua primeira edição, o Festival tem como patrono o paracatuense Afonso Arinos e autores homenageados Conceição Evaristo e Mia Couto.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002