Foto: Gordon Cowie

A cena cultural de Paracatu está prestes a ganhar uma nova vertente com a chegada do slam – uma “batalha” de poesias e poemas, na qual os participantes leem ou recitam suas produções originais diante de uma comissão de jurados. No Fliparacatu, o recém-formado grupo Slam Galeria se prepara para realizar uma batalha no Festival. Quem vencer a disputa preliminar avança para participar do Slam MG, a maior competição de Minas Gerais e caminho para o nível nacional.

Rogério Coelho é organizador do Slam MG e do Slam Clube da Luta e conta que é uma alegria poder contar com Paracatu como uma das 28 cidades mineiras que participam da competição no âmbito estadual. O convite feito por Coelho é para que essa arte se fortaleça na cena local. A convocação é para todos aqueles que queiram conhecer a modalidade e entender um pouco da dinâmica das batalhas de slam.

“É muito bom contar com a participação de várias pessoas da cidade, vários poetas, e saber que existe esse circuito em Paracatu. Isso faz com que a cidade tenha uma representatividade na poesia configurada pelo slam, que é uma poesia marginal, de rua”.

A BDG – Batalha  de Slam da Galeria – é realizada no terceiro dia do Fliparacatu, sexta-feira, 25/8, às 20h, no Anfiteatro da Fundação Casa de Cultura.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontece entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Serviço:

Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu

De 23 a 27 de agosto, quarta-feira a domingo

Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu

Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br

Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002