A Biblioteca Pública Municipal René Lepesqueur foi fundada na cidade de Paracatu em 1942 pelo Prefeito Municipal Romualdo Ulhôa Tomba, por meio do decreto-lei nº 39. Os serviços da biblioteca são gratuitos, e acesso aos serviços é realizado presencialmente (a biblioteca fica localizada na Rua Rio Grande do Sul, 1200). No entanto, para usufruir do empréstimo de livros, é preciso ser residente em Paracatu. É necessário ter cadastro na Biblioteca, e para isso requer apresentação de documento de identidade válido, comprovante de residência e uma foto 3×4. Após feito o cadastro, o prazo para a entrega da carteirinha de usuário é de 10 dias. Quando finalizado, basta retirar o livro desejado e, após, retornar à biblioteca para a devolução do livro.

Inicialmente, a biblioteca funcionava no prédio da Prefeitura Municipal e estava sob a administração da Secretaria de Educação. Com o tempo, seu acervo foi transferido para a Fundação Municipal Casa de Cultura, onde ocupou duas salas: uma para o acervo e outra paraleituras e estudos dentro das instalações.

Passados 57 anos de sua fundação, em 1999, a biblioteca recebeu recursos municipais e federais e passou a integrar o Projeto “Uma Biblioteca em cada Município”, pensado pelo então Ministro da Cultura, Francisco Weffort. Essa proposta teve como objetivo ampliar o acesso ao livro por meio da abertura e revitalização de bibliotecas públicas em todo o país por meio de convenções com os municípios. A inclusão da Biblioteca Pública Municipal René Lepesqueuri no projeto permitiu a atualização e informatização do acervo, bem como a modernização das rotinas de biblioteca.

O local passou por uma reforma em 2017, quando sua área foi ampliada para um espaço de 1.014 metros de área livre. Além disso, foram implementadas rampas de acesso, banheiros adaptados, livros em braile e rede wi-fi livre. A biblioteca conta ainda com uma equipe de oito profissionais para o atendimento ao público.

Atualmente, a biblioteca atende em média 100 pessoas por dia, oferecendo serviços de pesquisa e empréstimo de livros. Com 9800 usuários cadastrados e mais de 47.000 livros catalogados em seu banco de dados, a Biblioteca Pública Municipal René Lepesqueur é um ponto de conhecimento e cultura para a comunidade de Paracatu, bem como um local de referência no Noroeste de Minas enquanto a biblioteca pólo da região.

Sobre o Fliparacatu

O tema do 2º. Fliparacatu é “Amor, Literatura e Diversidade”, e acontece entre os dias 28 de agosto e 1º. de setembro. Todas as atividades são gratuitas. A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.

Serviço:

2º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1º. de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002