O Festival Literário Internacional de Paracatu considera as ações de acessibilidade fundamentais para a realização do evento. Por isso, a equipe do Fliparacaatu tem profissionais especializados, preparados para oferecer suporte e assistência personalizada a quem precisar. Dessa forma, o tema da segunda edição do Festival, “Amor, Literatura e Diversidade”, torna-se ainda mais tangível, atuando para acolher pessoas com quaisquer deficiências, sejam elas quais forem.

Para garantir que a acessibilidade seja irrestrita, chegando até pessoas com deficiências visíveis e invisíveis, a equipe do Fliparacatu participou de um workshop com a PI – Produção Inclusiva. A PI apresenta soluções para tornar eventos acessíveis e inclusivos, como trabalhar a cultura inclusiva em empresas, criar projetos de inclusão – organizacional e corporativo, ensino e aprendizagem, entretenimento e lazer e atuando na consultoria para acessibilizar eventos. O workshop foi ministrado por David César, consultor inclusivo, palestrante, idealizador do PI, especialista em acessibilizar eventos, e Maria Eduarda, estudante de Psicologia da UFMG e pessoa autista. 

Essa parceria ampliou os conhecimentos do time do Festival, que poderá aplicar esse aprendizado tanto no Fliparacatu quanto nos outros eventos presididos por Afonso Borges: Fliaraxá, Flitabira, Flipetrópolis e Sempre um Papo. Além de treinar a equipe do evento, a PI realizou uma avaliação arquitetônica do espaço onde o Fliparacatu será realizado.

Confira, a seguir, algumas das propostas implementadas no 2.º Fliparacatu:

  • Equipe de “Posso Ajudar?”: pessoal disponível para atender e acolher pessoas com deficiência(s) e demais visitantes do evento;
  • Libras: equipe de intérpretes em Língua Brasileira de Sinais nos ambientes de palestras;
  • Audiodescrição: profissionais e material de audiodescrição em obras de arte e exposições. Os escritores e convidados também realizarão suas descrições no início de cada palestra;
  • Legendas alternativas: as redes sociais do Fliparacatu contam com descrições textuais na opção de texto alternativo.
  • Símbolos de deficiências: placas com os símbolos das deficiências visíveis e invisíveis serão espalhadas nos lugares onde o Fliparacatu será realizado.

 

Sobre o Fliparacatu

O tema do 2.º Fliparacatu é “Amor, Literatura e Diversidade”, que acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro. Todas as atividades são gratuitas. A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.

Serviço:

2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002