De acordo com a Constituição Federal, o direito à cultura é garantido a todos os indivíduos, de modo a apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais. A fim de levar a cultura para a população, o Festival Literário Internacional de Paracatu, o Fliparacatu, assegura-se que o evento seja inclusivo e com programações que abranjam todos os públicos.

A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é legalmente reconhecida como meio de comunicação, não sendo uma gestualização da língua portuguesa e sim uma língua à parte. A adoção de sua interpretação permite que surdos e deficientes auditivos possam participar do Fliparacatu e, mais importante, desfrutem dos conteúdos e ideias compartilhadas. As programações nacional, internacional, local e infantojuvenil contarão com interpretação em Libras. Sendo assim, o Fliparacatu garante que a acessibilidade esteja presente em todos os dias do Festival.

Além disso, rampas de acessibilidade, descrição audiovisual de determinados itens (como na exposição Muros Invisíveis: Professores Negros), banheiros adaptados, placas indicativas, locais destinados para a colocação de cadeiras de rodas sustentam a premissa de levar a cultura e, mais fortemente, a literatura, para os visitantes do Festival. Mesmo se tratando de propostas para pessoas com deficiências, essas adaptações também beneficiam idosos e gestantes.

Beneficiando quem precisa, todo um conjunto maior é beneficiado – as palestras tornam-se mais ricas, a interação entre os visitantes é incrementada e a promoção cultural permite que a sociedade evolua. O Fliparacatu muito se orgulha em poder promover um ambiente de inclusão e diversidade em mais uma edição.

Sobre o Fliparacatu

O tema do 2º. Fliparacatu é “Amor, Literatura e Diversidade”, e acontece entre os dias 28 de agosto e 1º. de setembro. Todas as atividades são gratuitas. A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.

Serviço:

2º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1º. de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

Informações para a imprensa:

imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro  – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002