Por Letícia Finamore
Escolas da rede paracatuense de ensino organizaram-se para que os estudantes pudessem conferir as atividades da segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu, Fliparacatu. A manhã da quinta-feira, 29 de agosto de 2024, foi recheada de palestras e oficinas, cada uma destinada a uma faixa etária diferente. Dessa forma, públicos infantis e juvenis puderam se deliciar, de forma lúdica, com a literatura.
As palestras foram conduzidas por Tino Freitas, que apresentou a ideia de que “palavra também é brinquedo”, como diz o título de seu encontro com os pequenos. Rafael Nolli, Roberto Parmeggiani e Leo Cunha, curador da programação infantojuvenil, contaram histórias e ensinaram brincadeiras poéticas à plateia.
Enquanto essas atividades foram realizadas no Auditório Afonso Arinos, construído ao lado do grupo escolar de mesmo nome, a Casa Kinross recebeu o escritor Itamar Vieira Junior, conhecido por suas publicações “Torto arado” e “Salvar o fogo”. A publicação mais recente de Itamar é o livro infantojuvenil “Chupim”, que conta a história de Julim, um menino cuja família vive e trabalha em uma plantação de arroz. O livro direciona o olhar das crianças para a desigualdade social do Brasil.
Indo além desses encontros com escritores, o público jovem do 2.º Fliparacatu pôde conferir gratuitamente – assim como toda a programação do evento – múltiplas oficinas. Jogos e recreação agregaram, em sua maioria, o público infantil, de até 12 anos de idade. Já a oficina “Janelas de Paracatu” reuniu crianças e adolescentes de diferentes idades, que puderam colorir desenhos de janelas com tintas vibrantes. Essa proposta é uma realização da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), em parceria com a Prefeitura Municipal de Paracatu.
Bem como a programação da manhã, o turno da tarde reserva atividades para esse público. Outra oficina de jogos e recreação será realizada às 14h, enquanto uma oficina de origamis terá início às 15h – ambas na Praça da Leitura. O escritor Tino Freitas retorna às 14h, dessa vez acompanhado da autora Bianca Santana, para mais um round da palestra “Palavra também é brinquedo”. Logo em seguida, às 15h, Alessandra Roscoe e Trudruá Dorrico apresentam-se para tratar o tema “Tudo o que cabe num livro”.
Embora as programações de palestras e oficinas sejam simultâneas, não faltam atividades para entreter os visitantes mais jovens do Fliparacatu. Para consultar toda a programação infantojuvenil, clique aqui.
Sobre o Fliparacatu
O 2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro, com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. A entrada é gratuita para todas as atividades. O Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.
Serviço:
2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002