Por Letícia Finamore
A programação infantojuvenil do 2.º Fliparacatu da manhã da sexta-feira, 30 de agosto de 2024, começou em polvorosa. Atingindo sua capacidade máxima, o Auditório Afonso Arinos recebeu os escritores Alessandra Roscoe e Tino Freitas. No entanto, o deleite das crianças foi a participação de Emanuele Arioli, escritor ítalo-francês que, após dez anos de pesquisa, encontrou manuscritos medievais até então desconhecidos. Esse trabalho revelou ao mundo a narrativa de Segurant, um dos cavaleiros da mais alta corte do Rei Arthur – ou seja, um dos cavaleiros da távola redonda.
Dando início à atividade “Palavra também é brinquedo”, Tino Freitas apresentou às tantas crianças presentes diferentes maneiras de brincar com a linguagem. Com cantorias e adivinhações, a diversão da plateia era notória, evidenciada por coros e palmas. Contudo, a atenção dos pequenos se fixou quando Emanuele Arioli subiu ao palco para contar a história do Cavaleiro do Dragão.
As descobertas da pesquisa de Arioli foram adaptadas para três publicações: um romance, um livro ilustrado para crianças e uma série de quadrinhos. Rejane Dias, diretora editorial da Autêntica, responsável pela publicação dos livros do ítalo-francês no Brasil, concedeu exemplares da HQ para serem sorteados para os pequenos e suas professoras.
Antes de encerrar, o cordelista Marco Haurélio subiu ao palco e homenageou Emanuele e sua obra com um cordel. O sucesso desse encontro foi tão aclamado pelas crianças que a sessão teve bis. O público saiu do auditório, dando espaço a mais espectadores que, outra vez, lotaram o espaço.
A parte da tarde da programação infantojuvenil da sexta-feira do 2.º Fliparacatu reserva muitas aventuras e brincadeiras. É quando os escritores Marco Haurélio, Estevão Ribeiro, Tino Freitas, Leo Cunha, curador da programação infantojuvenil, e Afonso Borges, idealizador e curador do Festival, sobem ao palco para entreter os públicos mais jovens.
Sobre o Fliparacatu
O 2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro, com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. A entrada é gratuita para todas as atividades. O Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.
Serviço:
2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita
Informações para a imprensa:
imprensa@fliparacatu.com.br
Jozane Faleiro – 31 992046367/ Letícia Finamore – 31 982522002